As Cataratas do Iguaçu também entraram para a lista.
Contagem final será divulgada no início de 2012.

Um balanço premilimar apontou que a Amazônia está entre as novas sete maravilhas da natureza. O anúncio foi feito, nesta sexta-feira (11), pela fundação New Seven Wonders, sediada na Suíça. Outro famoso ponto turístico brasileiro também entrou para a lista: as Cataratas do Iguaçu. A primeira etapa do concurso selecionou mais de 400 belezas naturais. Destas, 77 foram escolhidas e apenas 28 foram para a final.

A votação aconteceu pela internet. Este é o resultado preliminar do concurso. Segundo a New Seven Wonder, que promove a eleição, os votos passam agora por um processo de verificação e validação.

A lista com as sete maravilhas da natureza inclui a Amazônia, Baía de Halong (Vietnã), Cataratas do Iguaçu, Ilha de Jeju (Coreia do Sul), Komodo (Indonésia), o rio subterrâneo de Puerto Princesa (Filipinas) e a Montanha da Mesa (África do Sul). Os pontos escolhidos foram listados em ordem alfabética, sem posições em um ranking.

O site da New Seven Wonders informa que o resultado final deverá ser divulgado no início de 2012. Ainda de acordo com a nota divulgada, um ou mais vencedores provisórios anunciados nesta sexta-feira podem não ser confirmados como maravilhas após a contagem final.

A eleição dos sítios, segundo a New Wonder, promete incrementar o comércio turístico dos países escolhidos, aumentando a visibilidade da região no cenário internacional.

A iniciativa partiu do empresário suíço, Bernard Weber, que criou a fundação New Seven Wonder em 2001. A empresa foi responsável pelo concurso “Novas sete maravilhas do mundo”, que elegeu em 2007 o Cristo Redentor como uma das maravilhas modernas do mundo.