Uma série de ataques com bombas e disparos de armas deixou pelo menos 65 mortos em Damaturu, cidade no nordeste da Nigéria.

As testemunhas afirmaram que as bombas atingiram vários alvos na cidade, incluindo igrejas e a sede da polícia do Estado de Yobe, onde fica Damaturu.

Segundo Jonah Fisher, correspondente da BBC na capital comercial da Nigéria, Lagos, os disparos ocorreram durante a noite toda e os moradores de Damaturu teriam fugido.

Um porta-voz da Cruz Vermelha afirmou que a maioria dos mortos estava em prédios do governo.

Na sexta-feira (4) uma série de ataques também atingiu a cidade de Maiduguri, a cerca de 80 quilômetros mais a leste, no Estado vizinho de Borno. O grupo islâmico Boko Haram foi responsabilizado pelo ataque.

O grupo, cujo nome significa “educação ocidental é proibida”, já fez vários ataques contra a polícia e autoridades do governo.

O correspondente da BBC em Lagos afirma que a polícia informou que os ataques em Damaturu pegaram a cidade de surpresa e eles ainda estão tentando determinar o número de feridos.

Uma autoridade do governo em Damaturu, que não foi identificada, teria dito à agência de notícias AFP que centenas de feridos estão sendo atendidos no hospital da cidade.

Um padre de uma igreja católica da cidade informou ao correspondente da BBC que sua igreja foi queimada e outras oito igrejas também foram atacadas.