Pular para o conteúdo
Geral

Assembleia discute “Educação Superior Indígena em MS”

Em audiência pública realizada no plenário da Assembleia, nesta sexta-feira (11), foi discutida “Educação Superior Indígena em MS”, debate proposto pelo deputado estadual Pedro Kemp (PT) em parceria com o Projeto de Rede de Saberes, que discutiu a realidade de mais de 800 acadêmicos índios do Estado. A principal questão enfocada foi a evasão acadêmica […]
Arquivo -

Em audiência pública realizada no plenário da Assembleia, nesta sexta-feira (11), foi discutida “Educação Superior Indígena em MS”, debate proposto pelo deputado estadual Pedro Kemp (PT) em parceria com o Projeto de Rede de Saberes, que discutiu a realidade de mais de 800 acadêmicos índios do Estado.

A principal questão enfocada foi a evasão acadêmica provocada pela falta de apoio financeiro. Rose Mariano da Silva, Terena, Enfermeira formada pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), hoje docente, salientou as dificuldades enfrentadas pelos acadêmicos durante todo o período de sua formação. “O índio sai de sua aldeia e tem que enfrentar uma situação com a qual não está acostumado e para a qual não tem condições financeiras. Eu estudei na Uems, mas a maioria cursa universidades particulares, através de bolsas. O problema é que outros itens como aluguel, alimentação, transporte, material didático não são contemplados em sua totalidade. O auxílio, quando acontece, chega fora de época, com meses de atraso”, afirmou Rose.

Participaram da audiência, deputado estadual Pedro Kemp (PT), procurador Marco Antonio Delfino de Almeida, deputado estadual Laerte Tetila (PT), professora Claudete de Souza da UFMS, Professora Doutora Beatriz Landa, pedagoga e mestra em educação Teodora de Souza, representante da Funai de , Silvio Raimundo da Silva, historiador Antonio Brandt e o representante dos acadêmicos indígenas, Luiz Henrique Elói.

Na fala dos presentes ficou evidente o avanço alcançado pelos diversos programas que permitiram às populações indígenas acesso à educação nos ensinos básicos, fundamental e médio, também a conquista por haver mais de oitocentos acadêmicos indígenas frequentando as faculdades em Mato Grosso do Sul, que tem a segunda maior população indígena do País. No entanto, é evidente que as instituições e órgãos de apoio estaduais e federais devem desenvolver formas de manter estes indígenas em condições dignas, longe de suas aldeias.

Os pronunciamentos vindos da assistência, emocionados e emocionantes, discorreram sobre as agruras dos primeiros acadêmicos, aqueles que não conseguiram obter sua graduação, o auxílio que deveria vir das famílias que, no entanto, não possuem condições para isto, e o retorno dos profissionais às aldeias.

Conforme citou um dos representantes índios presentes, “Na parede da faculdade tem uma placa que diz: ‘Formamos para o Mercado de Trabalho’. Eu digo que não se deve estudar para o mercado de trabalho, mas para a vida. Não adianta estudar para ser peão, continuar a ser peão em outro nível”.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Prazo se aproxima, mas 342 mil ainda não declararam o Imposto de Renda em MS

Daniel transformou carro em motorhome para viajar de Bela Vista ao Alasca: “Sonho de criança”

Café da manhã para mães incentiva doação de sangue no Hemosul da Capital

Projeto de Lei propõe banir racistas de estádios por 10 anos em Mato Grosso do Sul

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

ciclistas ciclovia

Em cinco anos, apenas seis projetos pautaram ciclistas na Câmara de Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Meeting Paralímpico reúne mais de 170 atletas e estreia nova modalidade em Campo Grande

Durante o evento, o campeão paralímpico Yeltsin Jacques alcançou a melhor marca do ano nos 1500 metros

MidiaMAIS

Dia das Mães: confira 5 receitas quentinhas para surpreender a família

O Midiamax separou cinco receitas deliciosas para curtir o Dia das Mães em família no clima frio do Mato Grosso do Sul; confira

Política

A pedido de Soraya Thronicke, CPI das Bets ouve Virginia Fonseca na terça-feira

Segundo a parlamentar, a convocação na CPI das Bets é necessária pela popularidade de Virgínia no mercado digital

Cotidiano

Com drive-thru, dia ‘D’ de vacinação disponibiliza 15 mil doses contra Influenza na Capital

Mato Grosso do Sul é o único estado com dia ‘D’ em duas cidades. Ação também ocorre em Dourados