O Midiamax publicou recentemente uma reportagem falando sobre os atrativos e a beleza do ipê roxo na Praça do Estrela do Sul. Mas apesar de os próprios moradores terem afirmado que era um Ipê Roxo, na verdade a árvore da foto é de outra espécie: a caroba, um tipo de jacarandá.

Recentemente o Midiamax publicou uma reportagem sobre os atrativos e a beleza do ipê roxo, na Praça do bairro Estrela do Sul. Mas a árvore da foto é, na verdade, de outra espécie, conhecida popularmente como caroba, que é um tipo de jacarandá.

A questão sobre a “verdadeira identidade” da árvore da foto foi levantada pelos leitores, e a reportagem voltou à praça para recolher o material necessário a ser analisado por Vali Pott, bióloga da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). A bióloga constatou que a árvore é realmente um Jacaranda cuspidifolia, conhecido popularmente como caroba, jacarandá ou bolacheira.

A bióloga explicou que a confusão ocorre porque se trata de uma espécie que é da mesma família do Ipê, Bignoniaceae. Então algumas características são semelhantes, tais como o fruto com divisória (vagem) e principalmente a semelhança das flores, que possuem o mesmo formato, com cinco pétalas unidas, formando um túbulo.

“Primavera vem do latim, sendo que prima significa primeiro e vera é verão. Como estamos no início da primavera, passou o período da seca e vieram as primeiras chuvas, então podemos ver a caroba florescer. Esta árvore é linda e considero ótima para enfeitar a cidade”, destacou a bióloga. Ela também contou que ao visualizar suas flores as pessoas podem se confundir pensando que é um Ipê, mas uma dica para diferenciar as duas espécies é o formato dos frutos. A caroba possui o fruto comprido e largo, enquanto o Ipê possui frutos finos.

A Jacaranda cuspidifolia é uma arvore de porte médio, com altura que varia de três a dez metros, apícola (atrai abelhas), utilizada na arborização e ornamentação de ruas, especialmente em virtude da beleza de suas flores arroxeadas, como é possível observar na foto da praça do Estrela do Sul.

A caroba produz anualmente grande quantidade de sementes viáveis, amplamente dispersas pelo vento, e floresce durante os meses de setembro e dezembro. Além disso, alguns especialistas afirmam que a planta apresenta propriedades inseticidas, sendo que a raiz pode ser utilizada no tratamento de sarna, é considerada depurativa e excelente contra disenteria. A madeira, casca e folha também servem para combater a febre. É importante lembrar que apenas se pode utilizá-la com autorização e orientação médica, para evitar efeitos colaterais nocivos.