Libertado esta semana após 80 dias, o artista chinês Ai Wei Wei pode ter sido proibido de usar sua conta no Twitter. Desde que ganhou a liberdade, ele não atualizou mais sua página no serviço de microblogging, o que costumava fazer com frequência pelo menos até abril.

Oficialmente, Ai Wei Wei foi preso por problemas de evasão fiscal, mas também é provável que a punição tenha sido motivada pelas críticas que faz ao governo chinês. Entre as condições para que Ai Wei Wei não volte a ser preso, informaram autoridades, estava a de que ele não voltasse a criticar o governo chinês durante um ano e que não deixasse Pequim sem autorização.

De acordo com o site de notícias da rede BBC, Ai Wei Wei também não pode dar entrevistas a meios de comunicação. O artista deixou isso claro quando foi procurado por jornalistas na quarta.

Ainda segundo a BBC, Ai Wei Wei é considerado um membro ativo das redes sociais na internet, com mais de 89 mil seguidores no Twitter e um total de mais de 60 mil mensagens publicadas.