Obstáculo que restava era a aprovação da Georgia, com quem o país travou uma breve guerra em 2008

O acordo fechado com a Georgia ontem permitirá a entrada da Rússia na OMC (Organização Mundial do Comércio), após 18 anos de negociações para que o país se junte ao bloco. “Estamos satisfeitos com o fato de a Georgia ter nos apoiado. Finalmente, um acordo foi alcançado”, afirmou Maxim Medvedkov, chefe das negociações pelo lado da Rússia. A entrada da Rússia na OMC pode ocorrer até dezembro, segundo representantes do país.

A Rússia é a maior economia fora da OMC, composta atualmente por 153 nações. Desde 1993 o país negocia para se juntar ao bloco. Depois de anos de discussões com a União Europeia e os Estados Unidos, o obstáculo que restava era a aprovação da Georgia, com quem a Rússia travou uma breve guerra em 2008.

As conversas avançaram na semana passada, quando a Georgia concordou com uma proposta da Suíça para o monitoramento do fluxo comercial na Abkházia e na Ossétia do Sul, na disputada região do Cáucaso. Medvedkov disse que o comércio ali será monitorado por uma empresa independente, que trabalhará junto com as autoridades alfandegárias da Rússia e da Georgia.

 

Com informações da Dow Jones.