Uma falha de energia elétrica extensa afetou toda a cidade de Santiago e outras regiões do Chile, neste sábado (24). De acordo com o Escritório Nacional de Emergências (Onemi), por uma avaria no sistema que alimenta grande parte do país. O apagão ocorreu às 20h30 locais afetando a partir da quarta região (norte) até o sétimo (sul), das 15 que compõem o Chile, incluindo a capital, que tem mais de 6 milhões de pessoas.

Um blecaute generalizado cujas causas ainda não são conhecidas deixou esta noite quatro regiões do centro do Chile, incluindo a capital, às escuras, segundo informou a estatal Escritório Nacional de Emergência, citada pela ‘Radio Bio Bio’.

Até agora, o governo não deu nenhuma explicação oficial dos fatos ou acidentes foram relatados em função da situação.

A falta de energia interrompeu o funcionamento do metrô, telefonia móvel e fez inúmeros shows serem cancelados, como o do cantor porto-riquenho Ricky Martin. Na capital, o aeroporto internacional pôde continuar funcionando com normalidade, já que dispõe de gerador.

Em alguna locais o serviço de eletricidade estava retornando em Santiago após 50 minutos do apagão, de acordo com as estações de rádio locais.

A última falha de energia semelhante havia ocorrido em março de 2010. Naquela época, as autoridades disseram que o sistema chileno elétrico ficaria instável pelo menos dois anos, devido aos danos causados pelo terramoto de 27 de fevereiro de 2010, que foi de 8,8 graus na escala Richter e causou mais de 500 mortes.