Pular para o conteúdo
Geral

ANP divulga novas imagens de vazamento na Bacia de Campos

Em nota divulgada na manhã de hoje, a ANP (Agência Nacional de Petróleo) confirma a declaração do presidente do Ibama, Curt Trennepohl, que afirmou nesta segunda-feira, que o vazamento no campo de Frade, em Campos, está prestes a ser definitivamente controlado. Imagens submarinas captadas na região no dia 19 mostram que a fonte primária do […]
Arquivo -

Em nota divulgada na manhã de hoje, a ANP (Agência Nacional de Petróleo) confirma a declaração do presidente do Ibama, Curt Trennepohl, que afirmou nesta segunda-feira, que o vazamento no campo de Frade, em Campos, está prestes a ser definitivamente controlado.

Imagens submarinas captadas na região no dia 19 mostram que a fonte primária do vazamento foi controlada, e o petróleo passou a escapar apenas por um ponto com pequeno fluxo. Segundo o documento, como o incidente ocorreu a grande profundidade, o óleo leva tempo considerável para até a superfície. Isto significa que outras manchas podem vir a ser observadas mesmo que um novo vazamento não ocorra.

A mancha, que se afasta progressivamente do litoral, continua a diminuir. A partir da observação visual, estima-se que ela esteja com 6 km de extensão e cerca 2 km² de área. No dia 18, a mancha era de cerca de 12 km².

Os trabalhos de cimentação definitiva do poço estão em andamento, sob supervisão de técnicos da ANP que se encontram embarcados na plataforma SEDCO 706.

Punições

A ANP emitiu dois autos de infração contra a Chevron Petróleo Ltda. O primeiro pelo não cumprimento do Plano de Abandono do Poço apresentado pela própria empresa à Agencia. O segundo pela adulteração de informações sobre o monitoramento do fundo do mar. Os valores das multas serão definidos ao final do processo administrativo.

O IBAMA já multou a empresa em 50 milhões de reais, com base na Lei do Óleo (Lei nº 9.966/2000), em virtude do vazamento ocorrido.

As instituições instauraram processos administrativos, no âmbito de suas competências, para investigação do incidente e aplicação de outras medidas cabíveis, de acordo com a legislação em vigor.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados