Alunos da UnB traduzem informações de bulas de 163 medicamentos
Alunos da área de saúde da Universidade de Brasília (UnB) decidiram traduzir as informações das bulas de 163 medicamentos. O trabalho foi feito ao longo de dois anos. A intenção dos estudantes é facilitar a leitura da bula, utilizando uma linguagem mais popular. Pacientes de cinco especialidades do Hospital Universitário de Brasília já saem do […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Alunos da área de saúde da Universidade de Brasília (UnB) decidiram traduzir as informações das bulas de 163 medicamentos. O trabalho foi feito ao longo de dois anos. A intenção dos estudantes é facilitar a leitura da bula, utilizando uma linguagem mais popular. Pacientes de cinco especialidades do Hospital Universitário de Brasília já saem do consultório médico com as informações simplificadas.
As explicações das bulas feitas pelos estudantes são diretas e com símbolos para facilitar o entendimento. Cardíacos, grávidas, tuberculosos e idosos são alguns dos pacientes que recebem as informações dos medicamentos traduzidas.
A professora de farmacologia da UnB Patrícia Medeiros afirmou que os pacientes apresentam melhores resultados se têm acesso à leitura da bula facilitada. “Nós notamos mudança de comportamento das pessoas, independência principalmente dos idosos, que falam que não precisam mais dos filhos para orientar [sobre o medicamento]. Além disso, notamos mais comprometimento, porque as pessoas podem ser responsáveis pelo tratamento”, explicou Patrícia.
As bulas para gestantes, por exemplo, são descritas com cores dos semáforos. Assim, as pacientes ficam sabendo quais medicamentos podem ou não tomar.
Para traduzir as bulas, os estudantes substituíram palavras mais técnicas como “indicação” para “para que serve o medicamento”, “posologia” para “como devo utilizá-lo” e “efeitos adversos” para “reações indesejáveis”.
As informações traduzidas pelos estudantes podem ser acessadas por qualquer médico ou paciente pelos endereços: fs.unb.br/bula e fs.unb.br/bulasdecardiologia.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Homem é enganado, cai em golpe e acaba perdendo R$ 1 mil no Jardim Campo Nobre
Autor disse que a chave PIX era “muito difícil de digitar” e fez uma transferência muito acima do valor combinado com a vítima
Queda de Assad na Síria cortou linha de suprimentos essencial do Irã, diz Hezbollah
O Hezbollah perdeu sua rota de suprimento mais importante do Irã através da Síria, disse o chefe da milícia libanesa, Naim Qassem. Esta é a primeira vez que o grupo militante reconheceu publicamente como a queda do regime de Bashar al-Assad na Síria prejudicou a capacidade do grupo de se rearmar, após uma dura campanha…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.