Atendendo a normas da navegação fluvial em garantia a segurança dos usuários da via, a Administração da Hidrovia do Paraguai (Ahipar) instalou novos equipamentos de sinalização na ponte rodoviária sobre o Rio Paraguai, em Porto Morrinho. O serviço foi executado após vistoria técnica na ponte, que sofreu avarias depois do choque de uma embarcação contra um dos pilares, no último dia 08 de maio.

O Núcleo de Obras e Melhoramento da Ahipar manteve reuniões com o Serviço de Sinalização Náutica do Oeste, do 6º Distrito Naval, para discutir formas e procedimentos a serem adotados visando restabelecer por completo todo o sistema de sinalização nos pilares da ponte. O trabalho foi concluído no final da semana passada e a Ahipar manterá o acompanhamento e manutenção.

O superintendente do órgão federal vinculado ao Ministério dos Transportes, Antonio Paulo de Barros Leite, informou que, por medida relevante, em razão do acidente ocorrido, foi confeccionado e instalado um sistema de perigo isolado, por meio de duas placas, indicando o dolfin (estrutura de concreto para proteção de pilar) abalroado e sem coroamento (parte superior).

A sinalização implantada visa orientar a transposição do vão central da ponte por comboios, que poderão navegar dia e noite. O chefe do Núcleo de Obras e Melhoramento, Engenheiro de Portos e Vias Navegáveis da empresa, Samuel Van Der Laan, explicou que também foram restabelecidas as placas refletivas. O sistema inclui farolete no vão central e refletores iluminando todos os pilares.

Com supervisão do Núcleo de Obras e Melhoramento, o serviço foi executado pela equipe técnica da Ahipar.