A Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul (AEM/MS), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), recomenda dicas ao consumidor para adquirir preservativos masculinos:

Para o consumidor adquirir um preservativo masculino fabricado de acordo com os regulamentos é preciso observar alguns itens como: selo do Inmetro, nome e marca do fabricante do produto, data de fabricação e data do vencimento, número do lote (que deve estar visível), número do registro no Ministério da Saúde, indicação da largura nominal em milímetros e indicação da conservação do produto.

As informações gerais e de uso devem estar legíveis e escritas na língua portuguesa. Recuse embalagem danificada e, para a utilização correta da camisinha, leia atentamente as orientações contidas na embalagem.

O consumidor fica sabendo que o produto é certificado pela presença do “Símbolo de Identificação do Sistema Brasileiro de Certificação” colocado no produto ou na sua embalagem, que poderá estar acompanhado do nome ou marca do Organismo de Certificação de Produto (OCP) credenciado pelo Inmetro.

Técnicos da agência visitaram recentemente farmácias, perfumarias, supermercados e outros estabelecimentos que comercializam preservativos masculinos, para comprovar se estes atendem às exigências do regulamento de avaliação da conformidade e resoluções do Inmetro. A fiscalização acontece durante todo o ano e geralmente apresenta baixo índice de reprovação. Pela proximidade do carnaval, a fiscalização do preservativo masculino foi intensificada no mês de fevereiro.

Se o consumidor tiver dúvidas ou suspeitar de qualquer problema no que diz respeito ao comércio de preservativos masculinos, pode ligar para a Ouvidora do Inmetro: 0800 67 52 20.