Tendo em vista que no Estado do Mato Grosso do Sul a população negra abrange  44 % da população total e no intuito de resgatar e fortalecer a cultura Afro Sul-Matogrossense  será  realizada pela Funesp, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos do Negro  e a Uniderp/Anhanguera a 5ª Edição dos Jogos e Atividades Culturais da População Negra de Campo Grande, no próximo dia 06 de novembro, das 8h às 17h, no Parque Ayrton Senna.

O evento englobará as seguintes atividades esportivas: dama, dominó, bozó, truco, futsal e futebol society, além de atividades culturais, de recreação e lazer, como : Apresentação Cultural Grupo Camalote, de danças africanas- acadêmicos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, de danças indígenas – Aldeia Água Bonita, do Grupo Tawanda, de Escolas de Samba, de grupos de capoeira, grupo Canto de Louvor, Hip Hop e Teatro de Fantoche. Serão, ainda, oferecidas oficinas de customização, estética , área de saúde, pedagogia, Educação Física e Serviço Social.

O objetivo da iniciativa é promover o congraçamento e intercâmbio entre as comunidades negras e a população em geral de Campo Grande e regiões circunvizinhas, fomentando a prática esportiva, a recreação  e favorecendo a integração entre os partícipes.

Cada equipe poderá inscrever o limite máximo de atletas conforme regulamento, ficando a critério do responsável pela equipe a definição do atleta que irá participar da competição. As fichas de inscrições das modalidades deverão ser entregues devidamente preenchidas e assinadas, até as 17 horas, do dia 14 de outubro , no Conselho Municipal dos Direitos do Negro, situado na rua Helio Castro Maia, 279, Jardim Paulista.

Após a entrega da ficha de inscrição preenchida, não poderá haver substituição ou inclusão de novos atletas. As fichas de inscrição, que serão enviadas pela organização do evento deverão ser preenchidas corretamente (com nome completo dos participantes) e assinadas pelo responsável de cada equipe inscrita. A organização dos jogos não receberá ficha de inscrição que não estiver devidamente preenchida.