Em menos de 12 horas, o candidato a governador Zeca do PT cumpriu uma agenda intensa e eclética: esteve com feirantes da principal feira livre de Dourados na noite do sábado (17), depois viajou a Rio Brilhante e prestigiou o baile de encerramento do 21º Fegams (Festival Sul-Mato-Grossense de Folclore e Tradição Gaúcha) e na manhã do domingo, passeou pela feira livre do bairro Guanandy, em Campo Grande, sempre em companhia do deputado federal e candidato a senador Dagoberto Nogueira (PDT).

O passeio pela feira de Dourados teve momentos especiais de reencontro e saudades, Zeca reviu antigos amigos e eleitores, fez compras, tomou chimarrão e, naturalmente, distribuiu muitos panfletos e pediu votos a todos com quem conversou.

“O Zeca é uma figura”, resumiu José Carlos dos Santos, o ‘Foguinho’, após abraçar o candidato. “Vou dar uma força com certeza, nem precisa falar”, apressou-se a dizer o feirante Geraldo Vieira. “Ele é o amigo de sempre, to torcendo”, completou Toninho ‘das facas’. Com Josefina Acosta o diálogo foi em guarani, idioma que Zeca aprendeu durante a infância e adolescência em Porto Murtinho, fronteira com o Paraguai.

Professores e evangélicos

Zeca do PT fez sua segunda visita a Dourados desde que foi confirmado candidato a governador na Convenção do PT, realizada dia 30 de junho. Na manhã do sábado recebeu importantes apoios de peemedebistas douradenses e do senador Valter Pereira (PMDB), que justificou seu posicionamento dizendo que não é compatível com o pensar do seu partido o apoio ao autoritarismo.

Com professores da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Zeca reiterou sem compromisso de devolver a autonomia financeira à instituição, conquistada durante o Governo Popular e suprimida logo no início do governo André. À tarde Zeca esteve com lideranças evangélicas, no CTG Querência do Sul, e à noite, foi à feira livre. Após o caloroso encontro com os feirantes e consumidores (apesar do frio de 8º que fazia em Dourados), Zeca iniciou seu retorno a Campo Grande. Antes, parou em Rio Brilhante para prestigiar a festa dos gaúchos e descendentes, que se reuniram na cidade para o 21º Fegams.

Guanandy

Hoje (domingo) pela manhã, logo cedo, Zeca do PT e Dagoberto foram à Feira do Guanandy, uma das maiores de Campo Grande. Por quase três horas Zeca conversou com feirantes e consumidores, posou para fotos, distribuiu panfletos e pediu votos. Em seguida viajou para Miranda, onde à tarde se reúne com lideranças das aldeias indígenas da região. Antes, o candidato cumpre uma agenda especial: é padrinho de batismo de uma criança, em Aquidauana.