Geral

Wilson Barbosa Martins assume cadeira da Academia de Letras

O escritor e ex-governador Wilson Barbosa Martins é o mais novo imortal da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras. Ele passa a ocupar a cadeira 38, cujo patrono é Enzo Ciantelli e que tinha sido ocupada pela saudosa acadêmica Nelly Martins, com quem Wilson foi casado por mais de 60 anos. Martins foi eleito como novo membro […]

Arquivo Publicado em 30/10/2010, às 11h36

None

O escritor e ex-governador Wilson Barbosa Martins é o mais novo imortal da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras. Ele passa a ocupar a cadeira 38, cujo patrono é Enzo Ciantelli e que tinha sido ocupada pela saudosa acadêmica Nelly Martins, com quem Wilson foi casado por mais de 60 anos.


Martins foi eleito como novo membro efetivo da Academia ao lado da escritora Maria Adélia Menegazzo, que assume a cadeira 9. Também eleito, como membro correspondente, o humanista e escritor Daisaku Ikeda.


A cerimônia de posse dos imortais da Academia aconteceu na noite de sexta-feira (29), no auditório da Anoreg-MS, e marcou a comemoração de 39 anos de atividades da sociedade literária.


Biografia


Nascido na zona rural da Vacaria (atual Rio Brilhante) em 1917, Wilson Barbosa Martins formou-se advogado em São Paulo em 1940, e no ano seguinte abriu um escritório de advocacia em Campo Grande. Iniciou-se na política em 1946, quando exerceu o cargo de secretário-geral da prefeitura municipal.


Chegou a ser prefeito, deputado federal, senador constituinte e governador de Mato Grosso do Sul por duas vezes. Recentemente, publicou o seu livro “Memória – Janela da História”, editado pelo Instituto Histórico e Geográfico (Série Banco de Memórias).

Jornal Midiamax