O vigilante Rodrigo Luciano Luz, de 32 anos, mantém a ex-mulher Josiane Pontes, 29, sob cárcere privado desde a noite de sexta-feira em Canoas (RS). Contrariado com o fim do casamento, Luz foi armado a casa da ex-mulher. Os filhos do casal –um menino de 11 anos e uma menina de 8 anos– estavam na casa, mas foram soltos pelo pai no sábado.

Segundo o major Eduardo Amorim, da Brigada Militar do RS, o comportamento do vigilante apresenta altos e baixos. “Tem hora que ele diz que vai se entregar e depois volta atrás”, afirma o major.

Luz está armado com um revólver calibre 38. Assim que fez a mulher refém, ele chegou a disparar um tiro. Um cunhado do vigilante foi ferido.

A casa foi cercada por policiais do Grupo de Ações Táticas Especiais. “Ontem ele ia se entregar, mas viu imagens na televisão e isso mudou o comportamento dele”, afirma Amorim.

A Brigada Militar quer vencer Luz pelo cansaço. A negociação está sendo feita pelo celular. “Estamos dialogando. O objetivo primeiro é preservar a vida das duas pessoas”, diz Amorim. A água e a luz não foram cortadas da casa.