O vice-presidente da República, José Alencar, no exercício da Presidência em razão da viagem à África do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, está internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, desde as 16h desta segunda-feira (7).

Segundo informou o hospital, Alencar foi ao Sírio Libanês pela manhã para fazer tratamento de rotina de quimioterapia contra o câncer.

Após o tratamento, Alencar foi liberado, mas, conforme a assessoria do hospital, teve de voltar à tarde porque apresentou indisposição, resultado de um quadro hipertensivo.

De acordo com a assessoria do Sirio Libanês, não há previsão de alta. A assessoria do vice-presidente informou que ele deverá deixar o hospital na manhã desta quinta.

O vice já havia sido internado em maio, após uma reação aos efeitos colaterais da quimioterapia. Ficou dois dias no hospital.

Alencar luta contra o câncer há 13 anos. Desde 1997, o vice-presidente já enfrentou uma série de operações e tratamentos médicos. Foram mais de 15 cirurgias, cerca de dez para retirada de tumores no rim, estômago e região do abdome, próstata, além de uma cirurgia no coração, em 2005.

A última cirurgia foi em julho do ano passado, para desobstrução do intestino. A maior das cirurgias de Alencar ocorreu em janeiro de 2009 e durou quase 18 horas. Nove tumores foram retirados. Exames realizados alguns meses depois, no entanto, mostraram a recorrência da doença e desde então o vice passa por tratamento.

O Presidente da República em exercício, José Alencar, deu entrada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, hoje (07/07), para dar sequência de rotina ao tratamento de quimioterapia ao qual vem se submetendo.

O paciente apresentou quadro hipertensivo, requerendo internação para avaliação mais detalhada e tratamento apropriado.

A equipe médica que o acompanha é coordenada pelos Profs. Drs. Roberto Kalil Filho e Paulo Hoff.