África do Sul do Sul bateu a França por saldo insuficiente de gols e os dois acabaram eliminados precocemente

O antes temido “jogo de compadres” não aconteceu nesta terça-feira, 22, no Royal Bafokeng, em Rustemburgo. Um simples empate garantia as equipes nas oitavas de final da Copa do Mundo. Mas os times resolveram jogar futebol. Melhor para o Uruguai que venceu o México por 1 a 0 e garantiu a primeira colocação do Grupo A. A África do Sul do Sul bateu a França por saldo insuficiente de gols e os dois acabaram eliminados precocemente.

Para a próxima fase, o cruzamento dá pinta de que a Argentina será o adversário da equipe mexicana, segunda colocada. Os “Hermanos” precisam apenas de um empate contra a Grécia para garantir a primeira colocação do Grupo B. Nigéria e Coreia do Sul também brigam pela outra vaga e assim enfrentar Forlan, Suárez e companhia.

E evitar um confronto antecipado com a Argentina era justamente o motivo para as seleções irem para o ataque. Ambas com esquemas táticos ofensivos, o jogo se mostrou recheado de alternativas. Suárez levava perigo aos mexicanos e Franco respondia na mesma moeda.

Mas foi só no fim da primeira etapa que o gol apareceu. Cavani puxou contra-ataque pela ponta-direita e cruzou na medida para seu companheiro de ataque Suárez só desviar de cabeça. Foi apenas o primeiro gol do camisa 9 neste Mundial.

Sem marmelada.

O jogo voltou quente na etapa complementar. No entanto, os lances de perigo demoraram a sair. Os times cansaram e as bolas levantadas na área passaram de vez a dominar a partida. Lugano e Cavani perderam boas chances.

Pelo lado dos mexicanos, o técnico Javier Aguirre tentava das suas alterações. Castro, Barrera e Hernandez entraram e deram nova cara para a equipe. Mas a boa notícia foi por conta do gol francês, contra os sul-africanos. Muita coisa ainda precisa acontecer em Bloemfontein. Mas os times não pararam de brigar pelo resultado. Franco não dominou uma bola frente a frente com o goleiro Muslera. Aos times então, restava esperar a definição do Grupo B. Nigéria e Coreia do Sul e Grécia e Argentina se enfrentam simultaneamente, às 15h30 (Brasília),