Depois de ultrapassar a marca de 15 bilhões de mensagens no final do mês passado, o Twitter conquista mais um recorde para sua coleção, o de volume instantâneo: a rede alcançou o número de 3.283 tweets por segundo.

Parte do recorde de “velocidade de tweets” se deve à intensa atividade gerada durante os jogos da Copa do Mundo da FIFA, tão popular na rede que ultrapassou a eleição de Barack Obama como presidente dos EUA como assunto mais comentado. O Twitter, inclusive, sofreu “baleiadas” diversas vezes nesta última semana.

Os números divulgados pelo blog do Twitter mostram que o máximo de mensagens por segundo até então teria sido atingido durante as finais da liga de basquete da NBA, ao término da partida entre o Los Angeles Lakers e o Boston Celtics em 17 de junho, com 3.085 tweets por segundo. Este recorde foi quebrado nesta quinta-feira, após os usuários do serviço enviarem cerca de 3.283 tweets por segundo, ao término da vitória do Japão sobre a Dinamarca na Copa do Mundo da FIFA.

O jogo Camarões e Holanda, que estava acontecendo simultanemente e terminou seis minutos antes, pode ter engrossado esse caldo.

O Twitter, quando em atividade normal diária, geralmente atinge 750 tweets por segundo. A nova marca alcançada significa um aumento de 438% de uso, o que explica um pouco os problemas que o site vem enfrentando, comenta o site Mashable.

Como a Copa do Mundo acabou de chegar à segunda fase, é bastante provável que esse recorde seja quebrado várias vezes até o jogo final, no dia 11 de julho.