Um dos pontos históricos mais importantes de Mato Grosso do Sul será mostrado numa minissérie produzida pela TV estatal argentina, o canal 7 de Buenos Aires.

O Parque Histórico da Colônia Militar dos Dourados, no município de Antônio João, será apresentado como um dos cenários da minissérie argentina que vai abordar a Guerra do Paraguai. O local, no ano de 1864, foi palco de uma batalha sangrenta, na qual morreu o alferes Antônio João e um grupo de soldados e camponeses que habitavam o local. Eles foram vítimas de um ataque do Exército Paraguaio que fazia uma incursão no território brasileiro na parte inicial da Guerra.

Dois produtores da TV estiveram no local no começo desta semana. Eles foram acompanhados pelo Professor e Jornalista Nivalcir de Almeida, Coordenador do Curso de História da FAP – Faculdade de Ponta Porã e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Ponta Porã. O diretor do Departamento de Turismo da Governadoria de Amambay ( Paraguai), Jorge Dominguez e Dario Gauto, também da Governadoria, acompanharam os argentinos.

Os produtores elogiaram o local: “é um parque muito bem conservado pelo Exército Brasileiro, que tomou o cuidado de guardar também muitos documentos importantes relacionados aos fatos históricos do Brasil”, disse Martiniano Cardoso, produtor da minissérie.

O grupo foi recepcionado pelo sargento Collins que comanda o Destacamento do Exército no local. O Parque Histórico da Colônia Militar dos Dourados está sob a responsabilidade do 10° Regimento de Cavalaria Mecanizado, sediado em Bela Vista.

O documentário da TV argentina deverá ser gravado em novembro. Além do Parque Histórico da Colônia Militar dos Dourados, localizado há cerca de 50 quilômetros de Ponta Porã, a produção da TV também programou uma visita ao Parque Nacional de Cerro Corá, em Pedro Juan Caballero, Paraguai, outro local que foi cenário da Guerra. O Parque de Cerro Corá está localizado há 35 quilômetros de Ponta Porã.