Consolidar Mato Grosso do Sul como produto e destino turístico, esta é uma das metas da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, que tem trabalhado estrategicamente em eventos direcionados ao setor, buscando oportunidades de negócios e desenvolvimento socioeconômico.

Neste segundo semestre, o Estado desenvolve campanhas de divulgação e promoção do turismo sul-mato-grossense no País e no exterior, através de 15 conceituadas feiras e eventos. Segundo o presidente da Fundação de Turismo, Jorge Fernando Pereira Nantes, “Mato Grosso do Sul é destaque no ecoturismo, e seu avanço é resultado de uma política de investimentos bem planejada, as feiras e os eventos impulsionam o setor, permitindo que o turismo do Estado seja destaque”, afirma.

Conforme o presidente, os eventos revelam-se eficientes e positivos, pois destacam a economia forte e estável de Mato Grosso do Sul, proporcionando mais oportunidades e maior crescimento econômico, ampliando as ofertas de emprego e renda, influenciando o consumo. A 18ª Feira Internacional de Imagem PhotoImageBrazil 2010, maior evento de foto e imagem da América Latina, aconteceu na última quinta, na cidade de São Paulo.

A feira reuniu as principais tendências da tecnologia e desenvolvimento de produtos multimídia, importante ferramenta para redes sociais que são responsáveis pela divulgação de diversos segmentos, inclusive turístico. O público estimado na feira foi de 30 mil pessoas, entre formadoras de opinião, empresários, expositores, compradores, profissionais da área e visitantes. Em Brasília, também na quinta feira (5), aconteceu o 19º Centro-Oeste Tur – Salão de Negócios Turísticos.

O principal objetivo do evento é regionalização e a concentração de negócios, com intuito de promover os destinos turísticos da região. Segundo os organizadores do evento, a estimativa é que foram movimentados cerca de 10 a 12 milhões de reais em negócios a médio e longo prazo, gerando novas oportunidades de negócios para o público potencial da região Centro-Oeste.

A Associação das Agências de Viagens de Ribeirão e Região (AVIRRP) realiza todos os anos, em Ribeirão Preto-SP, a maior feira do segmento no interior do Brasil. Sua 14ª edição, que acontece nos dias 20 e 21 de agosto, busca a troca de informações sobre seus produtos e novidades do trade, permitindo a interação com as agências de viagens de todo o Brasil com operadoras de turismo, companhias aéreas, setor hoteleiro, locadoras de veículos, transportadoras turísticas, empresas de seguros, companhias marítimas.

O Encontro Ambiental Expedições será realizado entre 27 e 29 de agosto, em Guarujá-São Paulo. O Estado tem se preocupado com a preservação do meio ambiente, considerado o maior produto do turismo. Com o desenvolvimento acelerado de inúmeras tecnologias e o avanço da globalização, o resultado foram problemas ambientais, tais como mudanças climáticas, catástrofes, diminuição da biodiversidade, dentre tantas outras consequências negativas.

Buscando alternativas para evitar maior desequilíbrio em nossa região, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul participa desse encontro, que proporcionará discussões entre diversas entidades sobre alternativas de preservação. Road Show Santa Cruz-Bolívia acontece 26 a 30 de agosto. Os Road Shows promovem o turismo de vizinhança, são destinados aos profissionais de turismo, com a distribuição de material técnico sobre o Brasil, seus produtos e destinos, além de apresentações sobre os segmentos turísticos que o País tem a oferecer para o mercado internacional.

Outro importante evento é 7º Encontro Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura/Adventure Travel Summit, que acontece de 20 a 23 de setembro, em São Paulo. Os principais objetivos do evento são proporcionar relacionamento (networking), fortalecer laços entre o Brasil, a América do Sul e o mercado global de aventura e natureza, proporcionar conhecimento através do congresso técnico, além de apoiar a comercialização dos produtos e destinos do segmento.

A Adventure Sports Fair é considerada a maior feira do mercado de turismo de aventura, importante para a indústria de roupas, calçados e equipamentos para os praticantes de esportes de aventura ou simplesmente para os consumidores que adotam a aventura como estilo de vida. A feira traz as principais marcas do mercado de veículos 4X4. Além de ser uma feira de negócios, a Adventure aproxima operadores das agências de turismo que irão comercializar seus produtos. O evento acontece de 23 a 26 de setembro, em São Paulo.

Ainda em setembro, de 23 a 24, em São Paulo, a Braztoa destaca o tema Esporte & Turismo. O encontro é uma combinação que vai bater recordes. A Braztoa foca em seu 34º Encontro Comercial as necessidades que o mercado de turismo deve enfrentar com a realização, nos próximos anos, dos dois maiores eventos esportivos do planeta: a Copa do Mundo de Futebol, em 2014 e os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, em 2016.

O evento reúne os melhores destinos do Brasil e internacionais, num espaço reservado ainda para palestras e debates sobre os rumos do turismo como setor de desenvolvimento social e econômico.

O Jata – Wold Tourism Congress & Travel Fair acontece em Tóquio-Japão, de 24 a 26 de setembro. O evento é focado na realização de novos negócios com trade. Além dos produtos de viagens, a feira contemplará também reuniões e conferências. Oportunidade de divulgação do potencial de Mato Grosso do Sul. Reconhecida mundialmente na indústria do turismo, a International French Travel Market – Top Résa é uma feira profissional de referência no mercado francês.

Com os grandes salões profissionais de turismo, a Top Résa se torna um salão de compradores, um salão internacional para o mercado francês, tanto para o setor emissivo como para o receptivo. A feira acontece em Paris, França, de 21 a 24 de setembro. A BNT Mercosul acontece no dia 22 de setembro, na província de Córdoba, um dos principais polos financeiros da Argentina e importante emissor turístico ao Brasil. O evento tem o objetivo de promover o turismo do Brasil na Argentina. Seu formato de “rodada de negócios” apresenta produtos, serviços e novidades turísticas do Brasil a importantes agentes e operadores do país vizinho.

O evento é uma ótima oportunidade para os agentes e operadores de Córdoba e das demais localidades da Argentina conhecer em um único dia as melhores opções de turismo do Brasil, inovando seus roteiros e encrementando as vendas para a temporada 2010/2011. O objetivo da organização é focar em qualidade para, efetivamente, gerar benefícios aos profissionais.

Outro evento em destaque, é o 5º Salão Imobiliário São Paulo (Sisp), que acontece em setembro, de 23 a 26, com previsão de grandes oportunidades de negócios. O evento conta com construtoras, incorporadoras, bancos e empresas ligadas ao setor imobiliário. Imóveis de todo o Brasil estarão em exposição.

Em Mato Grosso do Sul o mercado imobiliário está em ótima fase, com a chegada de grandes investidores do setor, além da expansão dos investimentos e da capacidade produtiva das construtoras tradicionais do Estado, somadas às facilidades de financiamentos de imóveis. Em outubro e novembro acontec3 o 26º Salão Internacional do Automóvel, considerado o maior evento automobilístico da América Latina. O salão traz modernidade, novas tendências e inovações com diversos modelos inéditos no Brasil.

O Salão do Automóvel transformou-se em uma verdadeira vitrine para os consumidores e palco para montadoras nacionais, estrangeiras e empresas dos mais diversos ramos automobilísticos. Oportunidade única para Mato Grosso do Sul divulgar sobre seus os potenciais e oportunidades de mercado no Estado, favorecendo novos investimentos nesse setor. A indústria em Mato Grosso do Sul agrega resultados positivos.

A Costa Leste sul-mato-grossense, por fazer divisa com grandes cidades como São Paulo e Minas Gerais, proporciona a expansão industrial, além de outras importantes regiões. A criação de parques industriais, sobretudo em Três Lagoas, Aparecida do Taboado e Bataguassu, agrega um grande movimento de turismo de negócios e eventos, possibilitando também instalações de novas indústrias.

A Feira das Américas (Abav) acontece neste ano entre os dias 20 a 22 de outubro, no Rio Centro, Rio de Janeiro. Reconhecida pela indústria como o principal foco de comercialização e comunicação do setor, a Feira das Américas reúne expositores de toda a cadeia produtiva que dá suporte ao turismo no País. Mais de 27 mil profissionais visitam a feira, num ambiente único onde podem realizar negócios com expositores e delegações estrangeiras de 35 diferentes países, além de atualizar-se nas diversas palestras do Congresso Brasileiro de Agências de Viagens.

Um dos mais importantes eventos do segmento de negócios turísticos do cone-sul, a Feira Internacional de Turismo do Paraguai (Fitpar), acontece dos dias 4 a 6 de novembro. A feira reúne profissionais de diversos países e proporciona uma rodada de negociações com operadoras, visando comercializar pacotes de viagens para vários países.

A participação da Fundação de Turismo nesses eventos faz parte de um planejamento estratégico de divulgação das potencialidades do Estado a um público diversificado e de grande influência. “Esses eventos são eficientes para conquistar o mercado, proporcionando no mesmo espaço e num curto período de tempo uma ampla oferta de produtos, serviços e informação”, garante. Os eventos proporcionam o fortalecimento da imagem do turismo de Mato Grosso do Sul. Todas as diretrizes de participação nesses eventos são aprovadas pelo Fórum Estadual de Turismo do Estado.

Permitem o contato direto com os novos ou potenciais clientes, clientes habituais, concorrentes, fornecedores, potenciais, representantes e distribuidores. “As feiras permitem, de imediato, sentir a reação dos participantes ao conhecer nossos produtos e serviços. Possibilitam um processo dinâmico de observação do posicionamento do público. Além de compartilhar novas tendências do setor”, finaliza Fernando Jorge.