O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já recebeu 151 pedidos para que a força federal auxilie na segurança no dia das eleições, em 3 de outubro. Até o momento, 120 pedidos já foram concedidos pelo TSE. O estado que mais solicitou atuação da força federal foi o Pará, com pedido para 106 municípios.

Também na região Norte, o Amazonas pediu reforço para Tabatinga; Manicoré; Autazes; Santo Antonio do Içá; Tonantins; Novo Airão; Benjamin Constant; Coari; Humaitá; São Gabriel da Cachoeira; e Boca do Acre, totalizando 11 cidades.

Já no Amapá, a força federal atuará em Oiapoque e, no Tocantins, em Itacajá; Tocantinópolis; e Tocantínia, mais especificamente em seções eleitorais localizadas em aldeias indígenas.No Rio Grande do Norte serão 20 municípios e, em Rondônia, 10 municípios.

Os pedidos estão sendo analisados em sessões administrativas pelo Plenário do TSE. A requisição de força federal está prevista no Código Eleitoral e pode ser solicitada ao TSE para garantir o cumprimento da lei e uma tranquila votação e apuração dos resultados.