Na próxima segunda-feira, dia 26, os pedidos de registro de candidatura para as eleições deste ano começam a ser julgados pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) de Mato Grosso do Sul, segundo previsão divulgada hoje pelo secretário Judiciário do TRE-MS, Hardy Waldschmidt. Ele conta que devem ir a plenário na sessão de segunda ao menos 40 pedidos de registro.

Na semana passada, o TRE-MS julgou e aprovou todos os pedidos de registro de coligações e partidos políticos que participarão das eleições deste ano. Ao todo foram 10 coligações e um partido que disputa as eleições sem alianças, o PSOL.

O secretário acredita que a avaliação ocorrerá sem empecilhos e será rápida. Houve 361 pedidos de candidatura neste ano. Mais de 90 candidatos são alvo de pedidos de impugnação. Porém, a avaliação deve começar por pedidos que não são alvo de contestação.

Hardy Waldschmidt não mencionou datas para avaliar os pedidos de impugnação. Ele acredita, no entanto, que até 5 de agosto, o TRE-MS terá esgotado a avaliação de todos os processos.

As informações do secretário foram repassadas nesta manhã durante evento na sede da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) seccional Mato Grosso do Sul, em Campo Grande.