O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) de Mato Grosso do Sul planeja começar hoje a julgar a regularidade das coligações e dos partidos políticos que participarão das eleições deste ano. Pediram registro 10 coligações partidárias e um partido isolado, o PSOL, que montou chapas puras para concorrer a todos os cargos. O início da sessão está marcado para às 17 horas.

Os membros do TRE-MS vão analisar se as coligações cumpriram determinações legais como a quantidade de mulheres candidatas, o prazo para convenções, o número correto de candidatos entre outros pontos.

Após apreciar a regularidade das coligações, os juízes deverão analisar os pedidos de candidaturas individualmente e os de impugnação de candidatos. Porém, conforme a assessoria do órgão, não há data prevista ainda. Mas, o TRE-MS tem como meta julgar todos os pedidos de impugnação até 5 de agosto.

Foram apresentados 110 pedidos de impugnação de candidaturas. Só a Procuradoria Regional Eleitoral pediu a impugnação de mais de 60 candidatos.