Nesta quinta-feira, dia 15 de julho, começa em Rio Brilhante o maior encontro do tradicionalismo gaúcho do Estado – o 21º Festival Sul-Mato-Grossense de Folclore e Tradição Gaúcha (Fegams), com o tema “Tradição gaúcha unindo o pampa ao pantanal”. A solenidade de abertura será às 19h30 na sede do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Tropeiro Velho.

Em parceria com o Movimento Tradicionalista Gaúcho do Mato Grosso do Sul (MTG-MS), o Fegams é realizado anualmente e a proposta é reunir todos os integrantes dos CTG’s do Estado. Conforme o tradicionalista Natal José Marchioro, o tema do Fegams mostra o principal objetivo do encontro: “A integração entre gaúchos e sul-mato-grossenses, que será mostrada por meio dos nossos costumes, como a dança, por exemplo. Convidamos toda a população a participar desse grandioso evento, a entrada é gratuita”, diz Marchioro.

Ele explica que o CTG Tropeiro Velho montou uma estrutura ampla para a festa, que tem duração de quatro dias. “Estamos com espaços adequados para as instalações das equipes de campeira, cozinhas de todos os CTG’s e também local para os acampamentos, com banheiros novos e bem estruturados”.

A comissão organizadora espera a participação de 10 CTG’s ou mais do Estado e cerca de 3.500 pessoas, além dos visitantes. De acordo com o presidente do MTG-MS, Agadir Mossmann, os integrantes do movimento tradicionalista desenvolvem nos CTG’s do Estado trabalhos que envolvem pesquisa com as culturas gaúcha e sul-mato-grossense. “Todo esse trabalho é realizado por meio da dança, música, literatura, artesanato, culinária, usos e costumes, além de esportes e tradições campeiras. Assim, o Fegams é uma grande ferramenta para o desenvolvimento cultural gaúcho. E também é o momento onde ocorrem a confraternização e o fortalecimento do movimento tradicionalista e a integração com a sociedade”, destaca o presidente.

Durante o Fegams serão disputadas mais de cem provas nas diversas modalidades como Campeira (laço, rédeas, gineteadas etc); Poesia, Causo e Declamação; Música; Esportes (bocha, bolão, tava e truco); Danças Tradicionais (folclóricas, birivas, chula), entre outras.

Programação – Amanhã no período da tarde será realizada uma Reunião do MTG-MS e credenciamento. À noite, às 19h 0, acontece a solenidade de abertura.

A sexta-feira começa com as provas de danças tradicionais folclóricas da categoria mirim e gaita de ponto e piano da categoria juvenil. No período vespertino estão previstas as provas de danças tradicionais folclóricas da categoria juvenil e violão e gaita ponto da categoria mirim. À noite, às 21h, serão realizados o Fandango Gaúcho e Tertúlia.

No dia 17 de julho (sábado), no período matutino, tem provas de danças tradicionais folclóricas da categoria mirim e veterano, provas de gaita ponto, gaita piano, violão, gaita ponto profissional, gaita piano profissional, violão profissional, gaita de boca e conjunto vocal, todas da categoria adulta. À tarde acontecem diversas provas, como de causo, declamação, de danças birivias, chula e danças tradicionais folclóricas da categoria juvenil, adulta e xirú.

No salão de esportes acontecem os congressos técnicos de truco, bocha e bolão. Na pista de laço o dia começa com provas de laço de todas as modalidades e à tarde tem prova de rédeas, de chasque, vaca parada e gineteadas. Às 19h serão realizadas as provas de trovas. Às 22h será realizado o fandango do 21º Fegams, com o grupo Bailanta.

No dia 18 de julho (domingo), às 9h, acontecem as finais da chula, gaita e violão categoria adulta. Às 08h, acontecem as provas de tava no salão de esportes. Na pista de laço serão realizadas as provas de pealo, cura de terneiro, de laço, braço de ouro, braço de diamante e disputas finais. Às 15 horas do dia 18 de julho está prevista a cerimônia de encerramento do 21º Fegams.

Investimentos – O 21º Fegams foi contemplado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) do Fundo de Investimentos Culturais do Estado 2010 (FIC-MS). O Fegams é uma realização do CTG Tropeiro Velho e MTG-MS, com a parceria da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e Sindicato Rural.