O eleitor que não votou e não justificou a ausência no 2º turno das eleições deste ano tem até esta quinta-feira (30), para justificar sua ausência, caso contrário, será penalizado.

Para os faltantes que precisam regularizar sua situação é preciso entregar um o Requerimento de Justificativa Eleitoral ao juiz da zona eleitoral onde está inscrito.

O requerimento é gratuito e está disponível nos cartórios eleitorais, nos postos de atendimento ao eleitor e nos sites do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e do TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

Na justificativa é preciso informar: nome completo, data de nascimento, filiação, número do título eleitoral, motivo da ausência na eleição e, ainda, anexar uma cópia de um documento que comprove a identidade do cidadão.

Quem não apresentar a justificativa no prazo estipulado pela justiça deve pagar multa e ainda poderá ser impedido de retirar passaporte, carteira de identidade, de receber salário de função ou emprego público, de participar de concursos públicos ou de ser nomeado em concursos e, ainda, fica restrito a efetuar alguns empréstimos.