O Ministério Público Estadual, por meio do Procurador-Geral de Justiça, Miguel Vieira da Silva, e o Município de Campo Grande, por intermédio do Prefeito Nelson Trad Filho, assinaram nesta tarde, o Termo de

Ajustamento de Conduta (TAC) que tem por objetivo solucionar os problemas da destinação dos resíduos sólidos da Capital, promovendo a coleta seletiva e ainda gerando renda para as famílias catadoras.

De acordo com o Procurador-Geral, a assinatura deste Termo representa o maior avanço que Campo Grande já teve para dar uma destinação ao lixo. “Seleção e a reciclagem é um manejo inteligente”, enfatiza.

O prefeito de Campo Grande ressalta que o TAC é o principal desafio que Campo Grande tem, pois há muito tempo busca uma solução para equacionar a problemática do lixo na cidade e ainda gerar emprego e renda para as famílias que ainda sobrevivem da coleta de uma forma desumana. Ele lembrou ainda que a produção de lixo em Campo Grande diariamente chega a 630 toneladas.

O TAC prevê que, até o final do ano de 2011, a Prefeitura deverá realizar uma série de medidas orçadas em R$ 12,9 milhões destinadas à implantação do programa de coleta seletiva de lixo, construção do aterro sanitário, construção de usina de processamento de lixo, desativação e recuperação do passivo ambiental do “lixão” e assentamento social das famílias de catadores de lixo previamente cadastradas.

Também estiveram presente na mesa o Procurador-Geral Adjunto de Justiça de Gestão e Planejamento, Olavo Monteiro Mascarenhas, a Promotora de Justiça Mara Cristiane Crisóstomo Bravo, a Procuradora de Justiça e coordenadora do CAOMA, Marigô Regina Bittar Bezerra, o Procurador de Justiça e coordenador do CAOHURB, Silvio Cesar Maluf, a Procuradora de Justiça e Supervisora da ASSECOM, Ariadne de Fátima Cantú da Silva, o secretário municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação, João Antônio de Marco, a diretora-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano, Marta Lúcia da Silva Martinez, o Procurador-Geral do Município, Ernesto Borges Neto, e o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcos Antônio Moura Cristaldo.