Pular para o conteúdo
Geral

STF ocupa posição de vanguarda, diz Gilmar Mendes

Ao abrir as atividades de 2010 no Judiciário, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, fez um balanço das atividades no ano passado. Lembrou que a corte aprovou onze súmulas vinculantes e reduziu cerca de 40% o número de processos distribuídos nos últimos dois anos. Com isso, pôde julgar questões de grande repercussão […]
Arquivo -

Ao abrir as atividades de 2010 no Judiciário, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, fez um balanço das atividades no ano passado. Lembrou que a corte aprovou onze súmulas vinculantes e reduziu cerca de 40% o número de processos distribuídos nos últimos dois anos. Com isso, pôde julgar questões de grande repercussão na sociedade, como a demarcação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, o monopólio dos Correios e a revogação da Lei de Imprensa.

“Quando enfrenta o desafio de analisar controvérsias que dividem a sociedade, esse Tribunal se coloca corajosamente em condições de vanguarda”, disse na cerimônia.

Gilmar Mendes também lembrou a meta 2 do Judiciário. O objetivo previa o julgamento, até dezembro do ano passado, de todos os processos que chegaram ao Judiciário até 31 de dezembro de 2005. “Zerar os estoques de processos antigos resultou no aumento da em todas as etapas do ofício constitucional”, afirmou.

O presidente do Supremo ainda ressaltou o 2º Pacto Republicano que, junto com o Congresso, pretende aprovar projetos de interesse da sociedade. No ano passado, 12 projetos do pacto foram aprovados no Congresso. Gilmar Mendes, destacou, entre eles, o que permitiu o interrogatório por videoconferência e o que criou o departamento de fiscalização e monitoramento do sistema carcerário.

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, lembrou que, em 2010, a meta é avançar na implantação definitiva do processo eletrônico em todo o Judiciário.

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), destacou o clima de harmonia entre o Congresso e o Supremo. E ainda fez um elogio a Gilmar Mendes falando sobre o “quanto deve o ” ao exercício de sua presidência no STF.

A cerimônia de abertura do Ano Judiciário marcou a retomada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos trabalhos. Na noite de quarta-feira (27), Lula teve uma crise de hipertensão e cancelou sua agenda oficial até ontem (31). A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, também participou do evento.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ministro prorroga trabalhos de conciliação sobre marco temporal

Com aumento de doenças respiratórias, Prefeitura faz reunião neste sábado

Brasil tem aumento de hospitalizações por Influenza A, alerta Fiocruz

Mulher é presa após esfaquear outras duas que bebiam com o seu marido

Notícias mais lidas agora

Juiz ouve testemunhas em ação que pede fim de contrato de R$ 59 milhões com o SIGO em MS

Onça capturada após morte de caseiro não deve voltar para a natureza

Em um dia, Campo Grande registrou volume de chuva esperado para todo mês de abril

Sergio Moro associa prisão de Collor a Lula e ao PT: ‘Vitória da lei e da Justiça’

Últimas Notícias

Trânsito

Defensoria exige semáforo em cruzamento perigoso do anel viário na BR-163

No Jardim Veraneio de Campo Grande

Polícia

Motorista é preso com R$ 60 mil em pneus e cigarros contrabandeados na MS-164

Apreensão na zona rural de Ponta Porã

Brasil

Saúde pede incorporação de vacina contra o herpes-zóster ao SUS

Pasta informou que, neste momento, aguarda parecer técnico

Brasil

Carreta da Justiça atende mais de mil pessoas cidades do interior

1.400 pessoas em Caracol, Guia Lopes da Laguna, Corguinho e Rochedo