SFA/MS sedia evento nacional sobre adubos verdes

A Coordenação de Agroecologia (Coagre) da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SDC/MAPA), organiza entre os dias 5 a 7 de outubro, no auditório da Superintendência Federal de Agricultura do Mato Grosso do Sul, a 3ª Reunião Técnica de Avaliação do Programa: Bancos Comunitários de Sementes de Adubos Ver…

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Coordenação de Agroecologia (Coagre) da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SDC/MAPA), organiza entre os dias 5 a 7 de outubro, no auditório da Superintendência Federal de Agricultura do Mato Grosso do Sul, a 3ª Reunião Técnica de Avaliação do Programa: Bancos Comunitários de Sementes de Adubos Verdes (PBCAV)

A Coordenação de Agroecologia (Coagre) da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SDC/MAPA), organiza entre os dias 5 a 7 de outubro, no auditório da Superintendência Federal de Agricultura do Mato Grosso do Sul, a 3ª Reunião Técnica de Avaliação do Programa: Bancos Comunitários de Sementes de Adubos Verdes (PBCAV).

No encontro, serão apresentados e discutidos os resultados alcançados nos últimos três anos e os desafios, bem como os principais problemas técnicos e gerenciais do programa, visando o aprimoramento das ações. Participam da reunião, técnicos do MAPA de 17 unidades da federação onde o programa está em franco desenvolvimento.

O PBCAV teve início em 2007 com o aporte de recursos financeiros do Mapa e dos parceiros, em prol do desenvolvimento da agricultura orgânica (Pró-orgânico) realizado nacionalmente com o apoio da Embrapa e do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). No Brasil, o programa atinge diretamente 3.442 agricultores, desenvolvido conjuntamente com 135 parceiros em 572 municípios de 16 estados, mais o Distrito Federal. Nesse período o Ministério da Agricultura já distribuiu mais de 48 toneladas de sementes de espécies utilizadas como adubos verdes e tem uma demanda já programada para 2010/2011, de mais de 14 toneladas.

No Mato Grosso do Sul, a SFA distribuiu sementes de leguminosas para 22 municípios e hoje estão formados 16 Bancos Comunitários de Sementes de Adubos Verdes, dos quais, quatro, plenamente consolidados, que inclusive já estão auxiliando na formação de novos bancos. A condução dos trabalhos e o acompanhamento das ações dos parceiros está a cargo dos técnicos da Divisão de Política, Produção e Desenvolvimento Agropecuário da SFA/MS. De 2008 para cá foram distribuídos aproximadamente 1.600 kg de sementes de Mucuna Preta, Mucuna Anã, Feijão Guandu, Crotalária Júncea, Feijão de Porco e Nabo Forrajeiro.

Segundo os técnicos do DPDAG/SFA/MS, que vem acompanhando o desenvolvimento dos bancos de adubos verdes no Estado, existe demanda para mais 1,5 toneladas de sementes, para formação de novos bancos e intercâmbio com novas espécies para os bancos já consolidados, principalmente nas regiões de abrangência dos CONSAD’s e nos municípios onde a AGRAER está instalando as hortas comunitárias do Projeto PAIS. A intenção é implantar um banco de sementes de adubos verdes em cada horta do PAIS, vai depender da continuidade das parcerias institucionais e do compromisso do produtor no gerenciamento do banco de sementes.

As sementes de adubos verdes foram distribuídas para diversos núcleos de agroecologia da Associação dos Produtores de Orgânicos do Estado (APOMS), localizados nos municípios de Ponta Porã (Assentamento Itamaraty), Itaporã, Dourados, Glória de Dourados, Jutí, Itaquiraí, Jaraguari, Nova Andradina, Ivinhema e Novo Horizonte do Sul.

O programa do MAPA desenvolvido no Mato Grosso do Sul foi realizado inicialmente com o apoio e parceria da SECAF/Dourados, APOMS, CPT, Núcleos de Agrocologia dos assentamentos, Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados) e Embrapa Pantanal (Corumbá).

A segunda etapa de distribuição das sementes foi desenvolvida pela Associação de Produtores de Orgânicos do Estado, com sede em Glória de Dourados, presidida pelo biólogo e produtor de orgânicos, Olácio Mamoru Komori. A APOMS recebeu do Mapa 17.500 Reais, mediante convênio firmado com a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDC/MAPA) para gerenciar e estruturar o programa, visando principalmente o fomento e a incrementação da produção de orgânica.

A primeira fase do programa desenvolvido pelos técnicos da DPDAG/SFA-MS teve início em janeiro de 2008, com a distribuição de 500 kg de sementes de Mucuna Preta, Feijão Guandu e Crotalária, para duas Escolas Agrícolas e 46 agricultores familiares e assentados dos municípios de Glória de Dourados, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante, Novo Horizonte do Sul, Jaraguari, Bonito, Juti, Ivinhema, Dourados (Distrito de Itaum), Ponta Porã (Fazenda Itamarati), Mundo Novo, Bataguassu, Japorã, e Itaquiraí, totalizando 52 produtores e 15 bancos de sementes.

Pró-Orgânico – O Programa Banco Comunitário de Sementes de Adubos Verdes, objetiva promover o incentivo e manejo dessa técnica de exploração conservacionista, bem como a autonomia e organização dos agricultores familiares orgânicos ou em transição para o sistema agroecológico.

As ações de fomento a produção orgânica, fazem parte de um projeto maior denominado Pró-Orgânico, desenvolvido no Brasil pela Coordenação de Agroecologia do MAPA. As ações do Pró-orgânico estão inseridas no programa de conservação, manejo e uso sustentável da agrobiodiversidade do Governo Federal.

Segundo o FFA, Jorge Ricardo de Almeida Gonçalves, da Divisão de Desenvolvimento da Agroecologia da SDC/MAPA, as linhas prioritárias do Pró-orgânico são: Educação e capacitação em agroecologia, sistemas orgânicos de produção, produtos e processos aprovados pelo sistema orgânico, promoção da agricultura orgânica, consumo responsável e organização geral de toda a rede de produção orgânica.

Informações mais detalhadas podem ser pesquisadas no site do MAPA: www.agricultura.gov.br ou com o FFA Celso de Souza Martins, Chefe do DPDAG/SFA/MS. Fone (067) 3041-9300 / 9398, e-mail: [email protected].

Conteúdos relacionados