Sesau realiza mobilização para lembrar Lei antifumo

 Sesau realiza mobilização para lembrar Lei antifumo A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) realizará nesta sexta-feira (20/08) e no sábado (21.08) a campanha que dispõe sobre a proibição do consumo de quaisquer produtos fumígenos derivados ou não do tabaco, em recintos de uso coletivo no município de Campo Grande. A campanha faz parte da divulgação […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

 Sesau realiza mobilização para lembrar Lei antifumo A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) realizará nesta sexta-feira (20/08) e no sábado (21.08) a campanha que dispõe sobre a proibição do consumo de quaisquer produtos fumígenos derivados ou não do tabaco, em recintos de uso coletivo no município de Campo Grande. A campanha faz parte da divulgação do decreto da Lei Municipal 150/2009, que proíbe o consumo de fumo em locais públicos e contará com uma blitz em bares da Capital. A vistoria aos locais acontecerá a partir das 22 horas.

O objetivo da campanha é conscientizar a população da Lei Antifumo decretada pelo município e alertar os malefícios que o tabaco faz ao organismo, transformando assim a campanha em uma blitz educativa. Estarão envolvidos profissionais da Sesau e acadêmicos. Reforço – Para isso, a Sesau contará com um aliado forte na blitz, o monoxímetro, também chamado de “fumômetro” ou “bafômetro do cigarro”, usado para medir a quantidade de monóxido de carbono no pulmão do fumante.

O aparelho é uma inovação no tratamento dos fumantes que querem parar de fumar. A medição aponta quatro níveis: 0.16 a 0.96 – não fumante; 1.12 a 1.60 – fumante leve; 1.76 a 3.20 – fumante pesado; 3.20 – verdadeiras chaminés ambulantes. De acordo com secretaria da Capital, o aparelho foi um empréstimo feito pela Secretária de Saúde do Rio de Janeiro.

Programação da Campanha 20/08 das 22h às 24h

Bares: Próximo às universidades Uniderp E UFMS, Miça, Santo Mé, Mit Bar, Bodega, Café Mostarda, Barbaquá.

Pessoas por bar: entre 6 e 10 dependendo do lugar

Pessoas envolvidas: 50 acadêmicos

Supervisores: 9 profissionais da saúde

Supervisor geral: 1 profissional da saúde 21/08 das 22h às 24h

Bares: Cabaret, Valentino, Cantina Mato Grosso e Via Park

Feira Central Pessoas por bar: entre 6 e 10 dependendo do lugar

 Pessoas na feira: 20 acadêmicos e 1 supervisor

Pessoas envolvidas: 60 acadêmicos

Supervisores: 5 profissionais da saúde

Supervisor geral: 1 profissional da saúde

DIA D – Comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo 30/08 das 8h às 12h Praça Ary Coelho Barracas: Sesau, Incra, Funasa, UFMS e Uniderp, SES Apresentações musicais e teatrais

Conteúdos relacionados

Hanna é dócil e está desaparecida desde o dia 19 de dezembro (Reprodução, Arquivo Pessoal)