A campanha do candidato do PSDB à Presidência, José Serra, evoluiu, na avaliação do presidente da legenda, senador Sergio Guerra (PE), após o candidato tucano elevar o tom contra sua principal adversária, Dilma Rousseff (PT), durante debate entre os presidenciáveis realizado na noite de domingo (12).

No acalorado debate promovido pela Rede TV! e pelo jornal Folha de S.Paulo, Serra foi para o ataque contra a ex-ministra e, sempre que pôde, direcionou suas perguntas à petista, que por sua vez não perguntou nenhuma vez ao tucano. Dilma chegou a pedir dois direitos de resposta contra Serra e foi atendida em um deles.

“Tem que ser incisivo, objetivo e direto na crítica ao governo tantas vezes quantas forem necessárias, e especialmente ao papel da ministra. A campanha evoluiu”, elogiou Guerra, após o término do debate.

Durante a cerca de uma hora e meia de programa, Serra voltou a vincular à campanha de Dilma à violação do sigilo fiscal de pessoas ligadas a ele e, por conta disso, a direção do programa deu à petista um direito de resposta, o que gerou o momento mais acalorado do debate.

A petista acusou o tucano de tentar “virar a mesa da democracia” e afirmou que não passaria para a história como caluniadora, ao contrário de seu rival.

Essa afirmação rendeu a Serra um direito de resposta, no qual o tucano disse que a Casa Civil se transformou em um “foco de corrupção” no atual governo, e lembrou as relações de Dilma com o ex-ministro da pasta José Dirceu, que o tucano classificou de “homem de confiança de Dilma”. “Ou vai pedir direito de resposta por isso também?,” perguntou.