O senado aprovou nesta terça-feira a medida provisória que autoriza a liberação de R$ 2,1 bilhões aos ministérios da Saúde e dos Transportes para o combate à gripe suína –a gripe A (H1N1)– no país. Na última segunda-feira (8), o governo deu início à campanha de vacinação contra a doença, que tem como objetivo imunizar 91 milhões de pessoas no país.

O dinheiro, segundo informações da Agência Senado, deverá ser utilizado para a compra da vacina, distribuição de medicamentos, além da ampliação de leitos em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) no país. A verba também deve ser destinada à capacitação de profissionais que trabalham no combate à gripe A (H1N1)

Além disso, a medida prevê ainda criar condições para que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) possa fortalecer o controle de portos, aeroportos e a fronteira brasileira, para monitorar a entrada da doença no país.

Já o Ministério dos Transportes deverá usar o dinheiro para ampliar a divulgação das medidas de combate à doença, bem como materiais de proteção individual para profissionais –como de cirúrgicas, álcool em gel e máscaras descartáveis.