Secretário da Receita se diz constrangido com quebras de sigilo
O Secretário da Receita Federal, Otacílio Dantas Cartaxo, disse nesta sexta-feira (27) que a Receita Federal está constrangida e traumatizada com as quebras de sigilo do ex-presidente do PSDB Eduardo Jorge Caldas Pereira e de mais três tucanos, além da apresentadora Ana Maria Braga e dos donos da Casas Bahia. – Quero falar da extrema […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Secretário da Receita Federal, Otacílio Dantas Cartaxo, disse nesta sexta-feira (27) que a Receita Federal está constrangida e traumatizada com as quebras de sigilo do ex-presidente do PSDB Eduardo Jorge Caldas Pereira e de mais três tucanos, além da apresentadora Ana Maria Braga e dos donos da Casas Bahia.
– Quero falar da extrema preocupação da Receita e da Fazenda sobre esse fato que não só nos deixa extremamente constrangidos como instituição, mas também traumatizados. Foi um fato que nos pegou de surpresa e para o qual estamos demandando os maiores esforços para punição dos culpados pela falta de tão grave infração administrativa e penal.
A Receita Federal convocou nesta sexta-feira (27) uma coletiva de imprensa para dar esclarecimentos sobre as investigações de violação de sigilo funcional. Um processo da corregedoria da Receita investiga acessos não justificados às declarações de Imposto de Renda do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge Caldas Pereira e de mais três tucanos, além da apresentadora Ana Maria Braga e dos donos das Casas Bahia.
Novas medidas
A Receita disse ainda que já está em curso um projeto de reestruturação para proteger o acesso aos dados sigilosos da Receita.
– A partir do momento que se verificou o fato de vazamento de informações sigilosas na agência de Mauá a direção da Receita determinou que fosse construído um projeto de reestruturação da rede de informações sigilosas. O projeto tem dois pilares, a reestruturação da área de TI, além de filtros de acesso e na outra ponta o reordenamento normativo.
Cartaxo disse ainda que os dados sigilosos foram acessados dentro da Receita, e não de forma externa, por um hacker, por exemplo. Com isso, o secretário disse que a fragilidade no sistema da Receita, demostrada pelo vazamento de dados, está no lado ‘humano’ da questão.
A quebra de sigilo
Todos os acessos que estão sendo investigados não teriam sido motivados pela Receita – seriam efetivamente quebra de sigilo- e teriam sido feitos de uma agência da Receita de Mauá, na Grande São Paulo por duas funcionárias suspeitas de participação na quebra de sigilo.
A Polícia Federal também investiga o caso, e as representações criminais serão investigadas pela PF.
Notícias mais lidas agora
- Preso por matar adolescente e ferir jovem a tiros confessa o crime e alega ter buscado arma na casa da cunhada
- Homem é preso após estuprar própria filha de 15 anos em hotel de Campo Grande
- Jovem é assassinado com golpe de punhal pelo próprio irmão durante festa de Réveillon em MS
- Homem é agredido após tocar em partes íntimas de adolescente na Cidade do Natal
Últimas Notícias
Gusttavo Lima afirma que será candidato a presidente da República em 2026
Sertanejo iniciará diálogos com grupos políticos em breve
Por que o ano dura 365 dias? Descubra a ciência por trás do calendário
Calendário gregoriano é baseado no movimento da Terra ao redor do Sol
Corumbá lidera lista como destino mais econômico para voar em março de 2025
Levantamento da empresa de comparação de preços de passagens considerou voos previstos para março, partindo de São Paulo
Cinco capitais aumentam tarifa de ônibus; Campo Grande é a 14ª mais cara do País
São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Recife e Belo Horizonte anunciaram aumento do valor da passagem de ônibus para este ano
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.