A partida de futsal entre a equipe principal do São Paulo Futebol Clube, que disputa a liga nacional contra a AEFA (Associação Escolinha de Futsal Amantino), pode ser prejudicada e até cancelada por causa do estado de abandono em que se encontra o Ginásio Municipal de Esportes Ulysses Guimarães, mantido pela prefeitura de Dourados.

O jogo está programado para a noite desta sexta-feira e os ingressos estão sendo vendidos em vários locais, sem que os organizadores do evento se atentem as questões de segurança.

O ginásio está infestado de baratas e formigas. Há vazamento em praticamente toda a rede hidráulica, os bebedouros não funcionam e os sanitários estão sem descarga. Em uma das portas do ginásio existem marcas de bala e os vestiários não possuem chuveiros e não oferece condições de uso aos atletas.

Com precariedade da iluminação, o teto do ginásio também está com muitos buracos e, caso chova nesta sexta-feira, a quadra pode alagar.

O diretor da Funced (Fundação Cultural e de Esportes de Dourados), Leandro Carlos Francisco afirmou que já foi elaborado um projeto para reformar o Ginásio sendo que o valor pode chegar a R$ 150 mil.

O professor de educação física, Amantino Espíndola Santiago, dirigente da AEFA afirmou que foram colocados à venda apenas 1500 ingressos e que o Ginásio de esportes está sendo limpo e que os torcedores não correrão nenhum risco. “A prefeitura não cedeu o ginásio desta forma”, disse Amantino.

O diretor de esportes da Funced, Carlos Stranieri disse que o ginásio foi cedido à AEFA, que se responsabilizou em fazer os reparos e garantir a segurança dos atletas e torcedores.

Inaugurado no início da década de 90, o ginásio de esportes foi uma homenagem ao ex-presidente da câmara Federal Ulysses Guimarães, que morreu em um acidente de helicóptero, em 1992, aos 76 anos.