Final de ano é a época de matricular os estudantes na escola para o ano letivo seguinte. Para ajudar nessa escolha, especialistas dão dicas para ajudar os pais a escolher uma escola de baixo custo, mas que mantenha a qualidade no ensino. Visitar o colégio em um dia normal com a criança ou o adolescente, conhecer os professores e avaliar o plano pedagógico são algumas das orientações mais importantes.

De acordo com o presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares, José Augusto de Mattos Lourenço, depois de verificar que a mensalidade cabe no orçamento familiar, a primeira coisa a se fazer é conversar com o coordenador pedagógico e conhecer a proposta de ensino.

Caso seja o desejado, o próximo passo é visitar a escola com a criança em dia comum de aula. O aluno deve ter opinião na escolha e se sentir bem no ambiente. Afinal, será ele quem passará a maior parte do tempo nela.

A psicopedagoga Aline Sério diz que os pais que procuram uma escola com uma mensalidade mais baixa não devem dar tanta importância ao espaço físico.

Veja as dicas para escolher a melhor escola para seu filho

– Ir até a escola em um dia de aula para conhecer as dependências e a estrutura

– Questionar o orientador educacional sobre a proposta pedagógica e avaliar se é o desejado

– Conversar com outros pais e alunos para ter referência

– Avaliar os professores e como eles se relacionam com os alunos

– Conhecer as dependências como banheiro e cozinha para ver a limpeza do ambiente

– Observar se a criança gostou do ambiente

– Fazer as contas e ver se a mensalidade cabe no orçamento da família