Ritual das cinzas inicia Quaresma, tempo de reflexão para cristãos

Período se estende até a Sexta-Feira da Paixão

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Período se estende até a Sexta-Feira da Paixão

Com a imposição de uma marca em forma de cruz feita com cinzas, os católicos iniciam um período de reflexão que se estende por 40 dias, findando na Sexta-Feira da Paixão, que neste ano será dia 2 de abril. Na igreja Perpétuo Socorro, na Avenida Afonso Pena, três Missas de Cinzas serão celebradas durante todo o dia: a primeira começou às 6h30, a segunda ao meio-dia e a terceira às 6h30. Nos intervalos acontecem 13 novenas.

A cruz de cinzas é o sinal de renovação do compromisso com Deus, disse a dona de casa Maria Ribeiro Benites, 62 anos. Ela nunca deixa de ir à Igreja na Missa de Cinzas, disse que se sente mais tranqüila ao participar do ritual, que “abre um novo ciclo na nossa vida”.

Maria Ribeiro era uma das tantas fiéis que foram à Igreja do Perpétuo Socorro no início da manhã de hoje. Assim como o policial militar Waldecy Batista Rocha, 40 anos. Ele descende de família católica, portanto é assíduo frequentador da Igreja. Estar presente logo cedo na Missa de Cinzas, para ele, é uma “demonstração de conversão e fé, respeito com Deus e renovação”.

A cinza que o sacerdote usa para marcar a cruz na testa dos fiéis é obtida a partir da queima das folhas de palmeira usadas no ritual de Domingo de Ramos do ano anterior. O Domingo de Ramos é uma referência à entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Na liturgia católica o episódio é lembrado no domingo que abre a Semana Santa.

Conteúdos relacionados