Acaba à meia noite de hoje o horário de verão, em vigor desde outubro do ano passado. Os relógios devem ser atrasados em uma hora. Isso significa que amanhã a população de Mato Grosso do Sul e outros nove estados terão uma hora a mais para dormir.

O horário de verão vigorou no Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Norte e Nordeste ficaram de fora.

O principal objetivo do horário de verão é reduzir o consumo de energia elétrica, porém em Mato Grosso do Sul, segundo dados divulgados ontem pela Enersul, a economia foi de apenas 0,5%. Mesmo assim o setor energético considera importante a medida, pois reduz a demanda no horário de pico, que é exatamente no fim do dia, quando muitas indústrias ainda estão em plena atividade e o consumo residencial começa a subir com as pessoas retornando às casas.

Desde 2008, decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva estabelece datas fixas para o início e término do horário de verão. Antes, anualmente, era publicado um decreto para definir o período da mudança.

De acordo com o decreto, a mudança no horário ocorrerá, todos os anos, no terceiro domingo de outubro e terminará no terceiro domingo de fevereiro. Se a data coincidir com o domingo de Carnaval, o final do horário de verão é transferido para o próximo domingo.