Comum em anos eleitorais, a correria para registrar candidaturas nas horas finais do prazo deve se repetir neste ano. Às 19 horas da segunda-feira, dia 5, o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) de Mato Grosso do Sul encerra o recebimento de solicitação de registros aos cargos de governador, senador, deputado federal e deputado estadual nas Eleições 2010. Até a noite de ontem, segundo assessoria do órgão, ninguém havia solicitado registro.

São três grupos concorrendo nas eleições deste ano em MS com três candidaturas a governador, André Puccinelli (PMDB), Zeca do PT e Nei Braga (PSOL). Pelos números apresentados até agora pelos partidos e coligações presume-se que devem concorrer ao menos 236 candidatos a deputado estadual e 82 a federal.

A coligação do atual governador divulgou na data da convenção do PMDB, 26 de junho, que o grupo lançaria 153 candidatos a deputado estadual e 54 a deputado federal. Ocorre que depois desta data, o grupo perdeu um parceiro, o PSC, que migrou para a aliança com os petistas. A coligação deve contar com 15 partidos.

O grupo do PT deve ir às eleições com oito siglas parceiros lançando 72 nomes a deputado estadual e 24 a federal. Já o PSOL pretende lançar 11 nomes à Assembleia Legislativa e quatro à Câmara Federal.

Há ainda seis candidatos a senador, dois de cada grupo. Ao todo, incluindo os candidatos a vice-governador, seriam 330 candidatos, se confirmados os números repassados pelos partidos nas convenções.

O TRE-MS não programou plantão para este fim de semana. O órgão reabre ao meio-dia de segunda-feira. As coligações se organizam para fazer o registro em conjunto na tarde de segunda.