Reeducandos do Centro Penal da Gameleira recebem certificação

O projeto “Colher na Massa” qualificou 38 internos do Centro Penal da Gameleira nas áreas de pintor predial e pedreiro. Após dois meses de curso, foi realizada na tarde desta sexta-feira (6) a entrega de certificados para os internos, que agora estão aptos a buscarem uma vaga na de emprego na construção civil, uma das […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O projeto “Colher na Massa” qualificou 38 internos do Centro Penal da Gameleira nas áreas de pintor predial e pedreiro. Após dois meses de curso, foi realizada na tarde desta sexta-feira (6) a entrega de certificados para os internos, que agora estão aptos a buscarem uma vaga na de emprego na construção civil, uma das áreas de maior ascensão no mercado de trabalho.

O curso foi ministrado pela Fatec Senai, por meio de uma parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e a Central de Execução de Penas Alternativas (Cepa).

Presente na cerimônia de certificação, o diretor-presidente da Agepen, Deusdete Souza Oliveira Filho, destacou a parceria com a importância da educação profissional como ferramenta de ressocialização. “Entre os internos envolvidos com trabalho e educação, apenas entre 3% e 5% voltam a cometer delitos, enquanto que para quem não participa, esse índice atinge os 80%”, comentou.

Segundo o gerente da Fatec Senai, Artur Quintella, os cursos foram realizados com o mesmo padrão de excelência dos que ocorrem fora do presídio. “Durante todo o período procuramos nos adequar às rotinas operacionais do Centro Penal da Gameleira, como adequações de local, horários e sala de aula”, detalhou.

Quintella garantiu que os detentos capacitados estão totalmente aptos a atuarem na profissão. “Eles adquiriram conhecimento técnico e prático para trabalhar no setor da construção civil, que está carente de mão de obra qualificada”, afirmou.

Conteúdos relacionados

Hanna é dócil e está desaparecida desde o dia 19 de dezembro (Reprodução, Arquivo Pessoal)