Quatro ‘ecopontos’ serão instalados em Dourados

A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Transporte e Transito (Semsur), vai instalar quatro ecopontos na cidade. Esses locais servirão para a população despejar galhos de árvores, entulhos e demais materiais retirados durante a limpeza de imóveis. A criação dos ecopontos é uma tentativa do poder público para acabar definitivamente com […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Transporte e Transito (Semsur), vai instalar quatro ecopontos na cidade. Esses locais servirão para a população despejar galhos de árvores, entulhos e demais materiais retirados durante a limpeza de imóveis. A criação dos ecopontos é uma tentativa do poder público para acabar definitivamente com os lixões que se formam irregularmente em terrenos baldios da cidade.

O primeiro ecoponto já está sendo instalado nas proximidades do Parque Rego D’Água, onde um lixão se formou nos últimos meses. No local, a prefeitura já está providenciando toda a limpeza. A previsão é que o primeiro ecoponto funcione dentro de aproximadamente 30 dias. O gerente de Núcleo da Semsur, responsável pela coleta de lixo e aterro sanitário, Antônio Henrique Tagas, explica que, diferente do lixão que já existe no local, no ecoponto serão colocados contêineres para a população depositar os materiais.

Todos os dias esses contêineres serão retirados e o lixo selecionado. O que é galho de árvore será levado para ser triturado para futuramente ser reaproveitado como adubo. Os galhos maiores serão reaproveitados como lenha, doada à população.
Os pneus velhos serão levados para o ecoponto que recolhe esse tipo de material e que já funciona no estádio Douradão. O restante do lixo será levado para o aterro sanitário.

Segundo o secretário de Serviços Urbanos, Cláudio Marcelo Hall, o Marcelão, o objetivo é criar quatro ecopontos em locais estratégicos da cidade, atendendo todas as regiões. “Vamos procurar implantar em locais apropriados e que a população tenha consciência de sua utilidade para evitar outros lixões aleatórios pela cidade”, explicou.

Ele informou que até o final do ano os ecopontos devem estar funcionando nos quatro cantos da cidade. Para que a ideia dê certo, a prefeitura quer fazer uma ampla campanha de divulgação para a população. A campanha vai orientar também que as pessoas flagradas jogando lixo em locais impróprios, ou seja, fora dos ecopontos, serão multadas.

Marcelão informou que a prefeitura vem trabalhando constantemente na eliminação de lixões que se formam em terrenos baldios da cidade. Para isso, mantém uma máquina pá carregadeira e quatro caminhões do tipo caçamba para fazer a limpeza diária. “É um problema que queremos eliminar definitivamente com a criação dos ecopontos”, afirmou.

Conteúdos relacionados