Pelo menos 1,6 mil candidatos compareceram na tarde deste sábado nas unidades do Senai nas cidades de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Sidrolândia e Três Lagoas para fazer as provas do processo seletivo para preencher 495 vagas em 15 cursos gratuitos oferecidos na modalidade de aprendizagem industrial.

Os portões das unidades foram abertos pontualmente às 13 horas e fechados 30 minutos depois, sendo que os candidatos tiveram 4h30 para concluir as provas com questões de múltipla escolha nas disciplinas de língua portuguesa, matemática e ciências.

Segundo o gerente de Educação e Desenvolvimento Tecnológico do Senai, Jesner Escandolhero, o gabarito das provas será divulgado nesta segunda-feira (01º/02) após as 13h30 nas unidades operacionais da entidade e também no portal do Sistema Fiems (www.fiems.org.br). O resultado do processo seletivo será divulgado na próxima quinta-feira (04/02) no portal da Fiems e também nas unidades do Senai em Campo Grande, Corumbá, Dourados, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Sidrolândia e Três Lagoas, sendo que o período de matrícula vai de 8 a 12 de fevereiro com o início das aulas programado para o dia 18 de fevereiro.

Os 15 cursos oferecidos foram assistente de controle da qualidade, assistente de produção industrial, assistente administrativo industrial, auxiliar de produção na construção civil, confeccionador industrial de calçados, costureiro industrial, eletricista de manutenção industrial, instrumentista industrial, mecânico de manutenção de automóveis, mecânico de manutenção industrial, mecânico de refrigeração e climatização, operador de processos industriais de carnes e derivados, operador de processos industriais de curtimento de couro, operador de processos na indústria de alimentos e operador de telemarketing.

Para a candidata Ângela Marida da Silva, 22 anos, que se inscreveu para o curso de assistente de produção industrial, ter um diploma do Senai abre muitas portas no mercado de trabalho. “Com certeza fica muito mais fácil arrumar um emprego quando a gente diz que tem um curso do Senai”, garantiu, completando que caso não consiga ser aprovada no processo seletivo vai continuar tentando realizar um curso na entidade.

Já o candidato Marcos Renato de Lima Mendonça, 17 anos, que se inscreveu para o curso de operador de telemarketing, espera passar no processo seletivo e iniciar logo o curso escolhido para garantir uma colocação no mercado de trabalho. “Hoje em dia há muito concorrência e cada diferencial ajuda na hora da seleção”, analisou. Assim também pensa a candidata Pâmela de Oliveira Gregório, 16 anos, que se inscreveu para o curso de operador de telemarketing. “Não podemos negar que vai ser bem mais fácil arrumar emprego depois que eu tiver o meu diploma do Senai”, garantiu.

Distribuição de vagas

Em Campo Grande foram oferecidas 168 vagas para os cursos de operador de processos industriais de carnes e derivados, mecânico de manutenção de automóveis, auxiliar de produção na construção civil, operador de processos industriais de curtimento de couro, assistente de controle da qualidade, assistente de produção industrial, operador de telemarketing, mecânico de manutenção industrial e costureiro industrial. Em Corumbá foram oferecidas duas vagas para o curso de assistente administrativo industrial.

Em Dourados eram 67 vagas para os cursos de operador de processos industriais de carnes e derivados, operador de processos na indústria de alimentos, instrumentista industrial e assistente de produção industrial. Em Naviraí foram 21 vagas para os cursos de eletricista de manutenção industrial e costureiro industrial, enquanto em Nova Alvorada do Sul eram 20 vagas para o curso de assistente administrativo industrial e, em Sidrolândia, mais 45 vagas para os cursos de assistente de controle de qualidade e costureiro industrial.

O município de Três Lagoas foi o que mais ofereceu vagas, 172 no total, distribuídas nos cursos de operador de processos na indústria de alimentos, confeccionador industrial de calçados, eletricista de manutenção industrial, assistente de produção industrial, mecânico de manutenção industrial, mecânico de refrigeração e climatização e costureiro industrial.