O ProUni (Programa Universidade para Todos) liberou nesta quarta-feira (21) a lista dos aprovados na terceira chamada do processo seletivo para bolsas. O estudante beneficiado deve agora entregar uma lista de documentos na faculdade que vai oferecer sua bolsa. Os papéis devem comprovar as informações prestadas no ato de inscrição no programa.

Veja se você foi escolhido

Os estudantes puderam escolher até três cursos e universidades – nesta edição há 1.255 instituições de ensino superior particulares com vagas abertas.

Os descontos são dados para alunos de baixa renda. Para concorrer às bolsas integrais, os jovens devem ter renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 765). Os benefícios parciais – de 50% na mensalidade – são para estudantes com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa (R$ 1.530).

A relação da quarta chamada sai em 29 de julho. Não haverá novo período de inscrições.

Puderam disputar as bolsas os estudantes que tenham realizado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no ano passado e alcançado, no mínimo, 400 pontos na média das cinco notas do exame – linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática. É obrigatório ter cursado o ensino médio em escola pública, ou como bolsista integral em caso de escola particular.

Professores de escola pública no exercício da profissão que estejam disputando vagas em cursos de licenciatura e pessoas com deficiência também podem concorrer às bolsas. O aluno que concorrer ao ProUni não precisa necessariamente prestar vestibular. Cabe à universidade escolher a melhor forma de seleção.