Projeto de perito ganha reconhecimento nacional
O projeto sobre a implantação de sistema de gestão da qualidade na Coordenadoria Geral de Perícias de Mato Grosso do Sul, elaborado pelo perito criminal Nelson Fermino Junior, ganhou reconhecimento do Instituto de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro). Com nota final de 9,95, o projeto foi parte integrante de um curso de Metrologia Forense […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O projeto sobre a implantação de sistema de gestão da qualidade na Coordenadoria Geral de Perícias de Mato Grosso do Sul, elaborado pelo perito criminal Nelson Fermino Junior, ganhou reconhecimento do Instituto de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro).
Com nota final de 9,95, o projeto foi parte integrante de um curso de Metrologia Forense de nível básico oferecido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e contou com a participação de peritos de 26 estados brasileiros e o Distrito Federal.
Nelson Fermino Junior atua no Instituto de Análises Laboratoriais Forenses (Ialf), da Coordenadoria Geral de Perícias. O perito participou do curso de metrologia forense no mês de junho do ano passado no município de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro e ao final os participantes deveriam elaborar um projeto de implantação de sistema de qualidade em cada unidade de perícia que atuam.
O Inmetro levou em conta os trabalhos que seguiram as especificações da norma ABNT/NBR ISO 17.025 que traz requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração. O Ministério da Justiça e o Inmetro firmaram termo de cooperação técnica para utilizar tecnologias modernas de investigação criminal para melhoria dos serviços forenses realizados pelos órgãos de perícia. A metrologia padronizada para todo o País e a certificação das unidades de perícia são novidades.
“Montei um projeto básico para a gestão de qualidade na Coordenadoria Geral de Perícias. Mostrei que forma poderia ser implantada essa gestão, as etapas, documentos necessários, como atingir os requisitos da nova norma, investimento em equipamentos e treinamento de pessoal”, informou.
O perito criminal informou que o projeto foi analisado por dois avaliadores do Inmetro e conquistou a média final de 9,95. Diversos tópicos foram verificados como a aplicabilidade do projeto para a realidade do estado; uso de material bibliográfico; aplicação correta dos conceitos metrológicos apresentados no curso e profundidade com que o tema foi trabalhado. Os avaliadores examinaram também a correlação com modelos utilizados por outros países, apresentação e formatação do projeto.
“O projeto também solicitava um breve histórico sobre a realidade da Coordenadoria Geral de Perícias do estado. Desta forma criei alternativas para atingir os requisitos para a implantação desta norma”, disse. O projeto será encaminhado para todos os estados como sugestão para servir de base em cada órgão.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Em Cassilândia, homem é procurado por ameaça e tentativa de homicídio
O serviço ambulatorial encaminhou a vítima até a Santa Casa para atendimento
VÍDEO: Idoso é atropelado por motociclista sem CNH na Gunter Hans em Campo Grande
Este é o segundo acidente ocorrido na mesma região neste fim de semana, sendo o terceiro registrado na Capital em menos de 24 horas
Embrigado, homem pega enxada e ameaça pai e irmão no loteamento Nova Serrana, na Capital
Caso foi registrado na Depac Cepol na madrugada deste domingo (15)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.