A professora Marlene Balbueno de Oliveira Ortega, que orientou a estudante Isabela de Oliveira Marques (11) nas atividades da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, inclusive acompanhou a aluna na semifinal em Fortaleza, Ceará, foi premiada na etapa regional pelo seu relato de prática, é o que informou ao CaarapoNews a diretora da escola Antônio João, onde Marlene leciona, Soninha Aparecida Pereira.

No relato, Marlene registrou suas experiências com a realização das oficinas que fizeram parte do trabalho da Olimpíada nas escolas, as dificuldades, acertos e reflexões profissionais. Contaram para a escolha dos melhores relatos a originalidade e a narração de experiências significativas, dentre outros tópicos. A professora Marlene foi a escolhida da região Centro-Oeste.

De acordo com o site oficial da Olimpíada de Língua Portuguesa, ao todo foram 28 professores autores dos relatos de prática selecionados na etapa regional em todo o Brasil, que receberam como premiação um aparelho de DVD.

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é uma realização do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Nesta 2º edição da Olimpíada, 7 milhões de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de todo o Brasil participaram das atividades.