Com a saída do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) do arco de alianças com o PT, o senador Delcídio do Amaral (PT) terá que escolher um novo suplente para a reeleição. O nome da professora aposentada Zonir Freitas Tetila (PT) deverá ser o escolhido para substituir o empresário petebista Antonio João Hugo Rodrigues.

Zonir disse ao Midiamax que ainda não teve a confirmação do seu nome para a suplência de Delcídio mas confirmou que o Diretório Municipal do PT em Dourados apresentou ao senador vários nomes incluindo o dela para o cargo.

Junior Bittencourt assessor do ex-prefeito Laerte Tetila, marido de Zonir, afirmou que o assunto ainda está em discussão e a escolha deverá ser feita pelo próprio senador. O assessor disse que qualquer especulação sobre o nome de Zonir poderá atrapalhar o processo. Tetila e Junior estão em Campo Grande para tratar do assunto com a cúpula petista.

Zonir é Mestre em Educação e se aposentou como professora da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) onde por vários anos exerceu o cargo de diretora do campus de Dourados, atual UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). É integrante do Movimento Popular de Mulheres e membro do Diretório Municipal do PT.

Durante os oitos anos de administração do prefeito Laerte Tetila, Zonir ocupou o cargo de coordenadora de políticas públicas para as mulheres além de influir diretamente em todas as decisões políticas e administrativas na Prefeitura.

Caso se confirme o nome de Zonir para a suplência de Delcídio a região da Grande Dourados que cobrar maior participação nas chapas majoritárias nas eleições.

Tendo em vista a indefinição da candidatura do vice-governador Murilo Zauith (DEM) ao Senado, o PT se antecipa na provável candidatura de Zonir à primeira suplência de Delcídio além de definir que o nome do candidato a vice de Zeca seria de Dourados.