O Pró-Jovem Adolescente está com inscrições abertas para jovens de 15 a 17 anos. O início é imediato e o projeto já está em funcionamento em 21 CRAS de Campo Grande. As atividades são realizadas em turnos organizados de acordo com a demanda de cada CRAS. A duração é de dois anos, envolvendo etapas de formação cidadã e qualificação profissional. O projeto tem objetivo de trabalhar o protagonismo juvenil por meio de temas como educação, meio ambiente, esporte, lazer e ainda preparar o adolescente para o mercado de trabalho, parceria da SAS com a Funsat (Fundação Social do Trabalho).

Os matriculados no Pró-Jovem Adolescente recebem alimentação e apoio de profissionais como psicólogos, pedagogos e assistentes sociais que também realizam acompanhamento junto à família. “Os profissionais são capacitados para lidar com os adolescentes de forma a adaptarem a formação cidadã à linguagem característica da idade por meio de metodologias dinâmicas. Os adolescentes podem participar de passeios, encontros e eventos diversos em conformidade com as políticas de inclusão social”, explica Rejane Sator, coordenadora de Proteção Social Básica da SAS.

 Ao fim da etapa de capacitação profissional os participantes recebem certificado por participarem do projeto que envolve responsabilidade social e cidadania e, assim, agrega-se valor na contratação. “Também trabalhamos com o viés do adolescente contribuir para as mudanças em seu próprio bairro, como um multiplicador do que ele mesmo aprendeu”, diz Rejane. Os interessados podem entrar em contato com a SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) pelos telefones 3314-4404 ou 3314-4486 para receber orientações sobre o projeto desenvolvido no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da sua região.