PRF/MS promove demonstração de combate ao tráfico de drogas no Estado

A Polícia Rodoviária Federal de Mato Grosso do Sul está auxiliando o combate a guerra contra o tráfico no Rio de Janeiro. Devido a isso, a procura pela instituição por parte da imprensa nacional aumentou consideravelmente nos últimos dias. A PRF realizou nesta segunda-feira (29) uma operação para demonstração de abordagem em barreiras para conter […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Polícia Rodoviária Federal de Mato Grosso do Sul está auxiliando o combate a guerra contra o tráfico no Rio de Janeiro. Devido a isso, a procura pela instituição por parte da imprensa nacional aumentou consideravelmente nos últimos dias.

A PRF realizou nesta segunda-feira (29) uma operação para demonstração de abordagem em barreiras para conter o tráfico de drogas. De acordo com informações da PRF, o objetivo é mostrar como é feito o trabalho dos policiais, com uso de cães, abordagem a veículos e ônibus de transporte de passageiros.

A inspetoria lembra que o trabalho já é realizado desde o início do ano, mas com a questão da guerra ao narcotráfico iniciado pela Polícia no Rio de Janeiro, com ocupação dos morros e instalação de UPPS (Unidades de Polícia Pacificadora), o Estado voltou a tona.

“Cresceu muito a procura por parte da imprensa Nacional, devido ao fato de aqui no Estado ser considerado corredor de tráfico de drogas”, explica a organização.

Acima da média

De acordo com a PRF, o número de apreensões de drogas em Mato Grosso do Sul é bem acima da média nacional, porém, 50% dessas apreensões corresponde à droga apreendida com os chamados “formiguinhas”.

“Esse ano já realizamos a apreensão de 30 mil quilos de maconha e metade foi apreendida com pequenos traficantes, se for fazer a contabilidade, com esses que carregam volumes menores é um número bem significativo”, explica a assessoria.

Especialização

A PRF de Mato Grosso do Sul serve inclusive de “exemplo” para outros Estados. Atualmente, policiais de estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Espírito Santo e outros estados vem até MS para fazer especialização.

“Todos os meses recebemos pessoas de outros lugares para se especializar no combate ao tráfico de drogas e levar o aprendizado para seus estados de origem”, detalha.

Operação RJ

Com as operações de combate ao narcotráfico no RJ, a informação é que aumentou em 30% o número do efetivo operacional no Estado. As barreiras estão sendo feitas nos principais pontos da rota no narcotráfico.

De acordo com informações, somente na região de Bataguassu, foram apreendidas 15 toneladas de maconha.

Conteúdos relacionados