O Estabelecimento Penal de Três Lagoas inicia na próxima segunda-feira (9) as ações da “Semana de Atenção à Saúde da População Carcerária”. Além do levantamento de informações por meio de entrevista com os detentos, serão oferecidos coleta de sangue para exames de HIV, hepatite e sífilis, e exame de próstata, entre outros serviços.

De acordo com o diretor do EPTL, Silvio Rodrigues, as ações têm como propósito identificar situações e agravos na atenção primária que podem ser evitados ou amenizados, antes que se tornem enfermidades que requeiram atenção especializada.

Rodrigues esclarece que “a realização da semana da saúde tem por objetivo, nesse primeiro momento, fornecer informações do estado atual de saúde dos internos, a fim de gerar atendimento adequado, diminuindo casos de doenças no ambiente prisional”.

Para averiguar o histórico de saúde dos reeducandos, a equipe de enfermagem realizará perguntas aos internos sobre patologias pré-existentes, quadro atual de enfermidades, tabagismo, alcoolismo e situação de vulnerabilidade quanto às DSTs e Aids.

Os internos também passarão por exame de determinação do índice de massa corporal e aferição da pressão arterial e de glicemia. Os exames de próstata, para prevenção o câncer, serão realizados nos detentos acima de 50 anos, e, para aqueles com caso identificados na família, serão avaliados todos a partir dos 40 anos de idade.