O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, comparou nesta sexta-feira (20) o atentado na quarta-feira (18) contra o presidente do Tribunal Regional de Sergipe (TRE-SE), Luis Mendonça, com os ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001 nos Estados Unidos. Lewandowski participa nesta manhã em Brasília do 50º encontro de presidentes de Tribunais Regionais Eleitorais.
 
“Este atentado corresponde do ponto de vista simbólico para os magistrados ao 11 de Setembro para o mundo. É o momento de se repensar a segurança da Justiça brasileira”, afirmou o presidente do TSE.

Lewandowski disse que o atentado não vai intimidar a Justiça eleitoral. O presidente do TSE defendeu a necessidade de se reforçar a segurança para os magistrados e todos os profissionais que trabalham no Judiciário. Entre as medidas sugeridas por Lewandowski estão aumento na contratação de servidores concursados para a área de segurança, tanto para a proteção física dos tribunais quanto para a pessoal dos profissionais da Justiça e dos familiares dos magistrados.

O presidente do TSE conclamou os colegas também a tomar mais cuidado com questões relativas a segurança. Ele recomendou que os itinerários sejam alterados com maior frequência e que haja reforço na segurança, “sem exageros”. Ele lembrou ainda que os colegas podem requisitar forças nacionais de segurança para garantir a eleição, mas pediu que o façam “com parcimônia”.