A prefeitura de Campo Grande ainda não sabe se realizará a Gincana contra Dengue neste ano. Hoje ao apresentar campanha de combate à doença, o secretário de Saúde, Leandro Mazina, explicou que ainda está em análise os resultados obtidos pela competição no ano passado. Ademais, ele chamou atenção para o fato de ser ano eleitoral. “Isso pode acabar criando tumulto nos bairros e não trazer os resultados esperados”, diz citando que a possibilidade de realizar a competição após o pleito eleitoral.

O secretário diz que passará os meses de agosto e setembro avaliando se a gincana do ano passado realmente foi útil. A competição distribuía prêmios em dinheiro para as comunidades vencedoras.

No ano passado, a prefeitura concedeu R$ 93 mil para as seis primeiras colocadas e ainda deu bonificação no valor de mil reais para todas as equipes que alcançaram, no mínimo, 20% do total de pontos.

As autoridades da área de saúde da Capital demonstraram preocupação com o número de casos da doença registrados neste ano em relação ao ano passado.

O número de notificações explodiu. Durante os 12 meses de 2009 foram notificados 5.179 casos, confirmando 2.036. Entre janeiro e julho de 2010, foram notificados 38.822 casos e confirmados 11.903.

O número de mortes também disparou. Foram duas no ano passado inteiro. E neste ano, até agora, já foram confirmadas 22.

Mesmo não sabendo se será possível a realização da gincana uma das estratégias da campanha deste ano é envolver a população, através de conscientização nas escolas e até usando candidatos nas eleições deste ano para incentivar o combate à dengue.