O prefeito de Paranaíba, José Garcia de Freitas decretou hoje (3) estado de emergência no município devido aos estragos causados pela chuvas, que atingiu a cidade nos últimos dias.

O prefeito está na expectativa de o governo Estadual do Sul e a União liberem verbas para socorrer o município. Serão necessários aproximadamente R$2 milhões para a reparação dos danos provocados pelas chuvas em Paranaíba.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Jean Gleik Martins Carvalho, as chuvas de dezembro de 2009 e janeiro de 2010 causaram a cheia dos afluentes dos rios Santana, Barreiro e Paranaíba, provocando enchentes em todo o município.

Segundo o secretário, a elevação gradativa do nível das águas dos córregos e rios que cortam o município provocou vários pontos de rupturas nas estradas vicinais e rodovias da malha estadual, impossibilitando o escoamento da produção agrícola e pecuária, o transporte dos alunos e, ocasionando ainda, o isolamento do Distrito Alto Tamandaré e de várias regiões do município.

Segundo o prefeito Zé Braquiara, os sérios e graves danos provocados pelas enchentes danificaram várias pontes e cabeceiras de aterros, agravados com a inundação da estação de captação e tratamento de água, localizada às margens do rio Santana, que ficou totalmente submersa e interrompeu o sistema de abastecimento de água no município.